Governo Federal Anuncia a Criação de 100 Novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Nesta terça-feira, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, reuniram-se no Palácio do Planalto para um evento histórico: a divulgação dos 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A cerimônia, realizada no Salão Nobre, marcou um passo significativo na expansão do ensino profissional e tecnológico em todo o país.

Os Institutos Federais, conhecidos por sua excelência acadêmica e compromisso com a formação de profissionais qualificados, receberão investimentos substanciais para fortalecer suas estruturas. O objetivo é proporcionar oportunidades de aprendizado profissional e acesso a empregos dignos para a juventude. Com a criação dessas novas instituições, milhares de estudantes terão acesso a cursos técnicos, graduações e pós-graduações em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e muito mais.

Durante a cerimônia, o Presidente Lula destacou a importância desses institutos na construção de um Brasil mais preparado para os desafios do século XXI. “Investir na educação é investir no futuro do nosso país. Os Institutos Federais são pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a inovação”, afirmou.

O Ministro Camilo Santana ressaltou que a expansão dos Institutos Federais é parte de um plano mais amplo. “Previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos estimados em R$ 3,9 bilhões, o plano prevê não apenas a criação de novos campi, mas também a consolidação das atuais unidades. Isso inclui melhorias em salas de aula, laboratórios, refeitórios, bibliotecas, ginásios e aquisições de equipamentos e mobiliário.”

Após a cerimônia, o Ministro Camilo Santana concedeu uma coletiva de imprensa no Salão Leste, onde detalhou os próximos passos desse ambicioso projeto educacional. Os profissionais de veículos de imprensa presentes utilizaram o credenciamento diário da Presidência da República para cobrir o evento.

A transmissão ao vivo do anúncio está disponível no YouTube do MEC para aqueles que desejam acompanhar os detalhes dessa importante iniciativa.

 

Serviço:

Anúncio de 100 novos Institutos Federais

Data: 12 de março de 2024 (terça-feira)

Hora: às 10h (horário de Brasília)

Local: Palácio do Planalto, Salão Nobre

Endereço: Praça dos Três Poderes, s/n, 2º andar, Brasília (DF)

Transmissão ao vivo: YouTube do MEC

Credenciamento: Formulári

Nenhum comentário: