Governo do Estado recebe comitiva do Cônsul Geral da Alemanha para o Nordeste

O encontro, liderado pela SDE, teve o objetivo de promover o diálogo e a cooperação bilateral

O Governo do Estado recebeu a primeira visita oficial do Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, Johannes Bloos, que estava acompanhado da Cônsul Honorária da Alemanha em Salvador, Petra Schaeber, nessa quinta-feira (21). O encontro foi liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), onde a comitiva foi recebida. O objetivo foi promover o diálogo e a cooperação bilateral, visando aprofundar as relações comerciais, culturais e diplomáticas entre a Bahia e a Alemanha. Estiveram presentes os chefes de Gabinetes das Secretarias de Turismo e Cultura, Giulliana Brito e Marcelo Lemos, respectivamente. Paulo Guimarães, superintendente de Atração de Investimentos e Fabiana Andrade, coordenadora de Comércio Exterior, ambos da SDE e Caúra Damasceno, assessora Internacional do Governador.

“Recebemos o Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, um encontro muito importante em que discutimos as oportunidades oferecidas pela Bahia para o projeto de descarbonização de energia renovável. Essa missão foi dada pelo Governador Jerônimo Rodrigues e com certeza foi atendida com sucesso. O Cônsul mostrou-se extremamente interessado porque é um tema muito caro para a Alemanha. Nós apresentamos diversas oportunidades de investimento na indústria do Estado, oportunidades do turismo e relacionadas à cultura”, afirma o assessor Especial da SDE, Leandro Neves, representando o secretário Angelo Almeida.

“Como Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, estou responsável também pela Bahia, que é o estado do Nordeste mais importante economicamente e maior, com muitas companhias alemães com investimentos aqui. Então, a Bahia para a Alemanha é um ponto de começo para a cooperação com o Nordeste. É de suma importância discutir com as autoridades baianas sobre as possibilidades para futuros negócios e investimentos”, diz Johannes Bloos.

As secretarias de Cultura e de Turismo falaram da importância de promover intercâmbios culturais e o destino Bahia, que tem uma diversidade enorme de atrativos, destacando desde os segmentos de sol e praia, chapada, enocultura, cultura ancestral, gastronomia singular, religiosidade e o roteiro da Estrada do Chocolate.

Foi discutido ainda o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontecerá em 2025 e será sediado na Bahia. “Nós estamos muito interessados nessa preparação, porque será uma oportunidade muito grande de receber indústrias alemães, profissionais do comércio, que irão com certeza aproveitar muitas oportunidades que a Bahia oferece para o desenvolvimento econômico do Estado”, finaliza Neves.

Foto:  Mário Marques.

Nenhum comentário: