Sepromi realiza campanha de combate ao racismo nas finais do Baianão

As partidas finais do Campeonato Baiano de Futebol 2024 contarão, mais uma vez, com uma campanha de combate ao racismo realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). A ação envolve a distribuição e exibição de materiais educativos durante a disputa pelo título de campeão estadual entre Bahia e Vitória. Os jogos acontecem neste domingo (31), no Barradão, e no dia 7 de abril, na Arena Fonte Nova.

O objetivo da iniciativa, que conta com a parceria da Federação Bahiana de Futebol, é alertar torcedores, jogadores e árbitros que atos de preconceito e discriminação racial são crimes com punições previstas em lei.  “Os episódios de racismo nos estádios não são eventos isolados. Acontecem com frequência e, infelizmente, a falta de sanções para os responsáveis e a ausência de um amplo engajamento por parte dos clubes, federações e da sociedade civil na luta contra a discriminação contribuem para isso. Precisamos reforçar a mensagem que situações dessa natureza não podem ser toleradas e devem ser punidas, conforme prevê a legislação” destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

A última edição do Relatório da Discriminação Racial no Futebol registrou 233 casos de racismo durante a temporada de 2022, um aumento de 50% na comparação com o ano de 2021

Nenhum comentário: