Oficina de processamento de derivados de mandioca capacita comunidade rural para diversificação produtiva

A Associação Comunitária Furados, Amargoso e Periperi (ACOFAP), localizada na comunidade de Furados, município de Caculé, no território Sertão Produtivo, foi palco de uma iniciativa transformadora: a Oficina de Processamento de Derivados de Mandioca com Criação de Novos Produtos. Promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a oficina visou capacitar as mulheres da comunidade para diversificar a produção a partir da mandioca.

A CAR implantou na comunidade uma Unidade de Beneficiamento de Derivados de Mandioca, que já está em pleno funcionamento. As mulheres têm se destacado na produção de biscoitos, pães, chiringas, bolos e outros produtos, comercializados sob a marca D’Bella. Agora, com a capacitação recebida durante a oficina, elas aprenderam a criar novos produtos, como petas saborizadas, biscoitos de polvilho, empadinhas de mandioca, lasanha de mandioca, panetone com mandioca, pão de queijo com mandioca, pão de mandioca, sorvete de mandioca e mousse de mandioca.

Para Joelma Silva, integrante da Associação, a oficina representa uma oportunidade de inovação e crescimento. "Temos a fábrica de biscoitos e agora vamos inovar. A expectativa é aumentar a variedade de produtos e a nossa renda", comemora.

Maria da Glória, outra participante da capacitação, destaca a importância da aprendizagem proporcionada pela oficina. "Essa capacitação nos trouxe várias receitas com o uso da mandioca, sobre como aproveitá-la melhor, com uma variedade que a gente nem imaginava. Além disso, aprendemos boas práticas que devemos aprimorar e utilizar na agroindústria", afirma.

A oficina, realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), demonstra o compromisso com o desenvolvimento das comunidades rurais. Capacitações como essa fortalecem a economia local, promovem a diversificação produtiva e garantem a sustentabilidade das famílias do campo. A iniciativa não apenas valoriza os produtos regionais, como também ressalta o potencial empreendedor das mulheres e a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento socioeconômico do rural baiano.

Por: Silvia Costa.

Nenhum comentário: