Preço da Hora Bahia ajuda a encontrar medicamentos com preços mais baixos

O consumidor que pesquisa os preços de medicamentos antes da compra já sabe que o valor pode sofrer grande variação em farmácias diferentes. Para um antibiótico de mesma marca, por exemplo, a disparidade pode chegar a 97,5% (R$ 49,90 a R$ 98,55), de acordo com consulta realizada com auxílio do Preço da Hora Bahia, aplicativo do Governo do Estado. A busca por medicamentos é uma das diversas funcionalidades da ferramenta online, que é alimentada a partir dos dados das compras registradas pelo sistema de emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) processadas diariamente pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

O Preço da Hora Bahia ajuda o consumidor a localizar o medicamento com menor preço de forma rápida e com mais comodidade, utilizando apenas o celular ou o computador. Para realizar a pesquisa, basta clicar na opção “medicamento” localizada na barra inferior do aplicativo e procurar pelo nome do remédio, princípio ativo ou laboratório. A busca apresenta os preços praticados pelas farmácias localizadas em um raio que pode variar de 1 a 30 quilômetros, de acordo com o filtro aplicado pelo usuário.

É possível ainda checar detalhes do medicamento escolhido, como o nome, o endereço e o telefone da farmácia que oferece o melhor valor, além do dia, horário da última venda do produto e o histórico de preços. O usuário consegue ainda traçar a rota para chegar à farmácia, verificar o melhor horário para a compra e compartilhar a informação com parentes e amigos.

No caso de prescrição médica com o princípio ativo do medicamento, o consumidor pode pesquisar por esta informação e o app apresenta as marcas comerciais existentes que contêm a composição, conforme tabela da Anvisa. A pesquisa também pode ser feita por meio da leitura do código de barras impresso na embalagem.

 

O aplicativo

Incluindo os medicamentos, o Preço da Hora Bahia conta com uma lista de mais de 500 mil produtos comercializados na Bahia, com contatos das lojas, rotas para se chegar ao endereço desejado e melhores horários para se frequentar os estabelecimentos. Contudo, antes de se deslocar, principalmente em casos de preços muito abaixo do mercado, é importante que o consumidor confirme se os eventuais descontos exibidos continuam válidos, e se são aplicáveis a todos os clientes. O Preço da Hora Bahia exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal.

O app pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis na Apple Store e na Google Play Store. A pesquisa também está disponível no site Preço da Hora.

Nenhum comentário: