Rui Costa faz reforma administrativa no governo da Bahia


Ontem, 04, durante o Papo Correria que o governador da Bahia faz todas as terças-feiras em suas redes sociais, Rui Costa anunciou mudanças em seu secretariado e disse que novas mudanças vão acontecer ainda esta semana.

O atual vice-governador, João Leão (PP), assume a Secretaria de Planejamento do Estado. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai o deputado estadual Nelson Leal (PP). Fortalecido, o Partido Popular, se mantem na base do governo e deve garantir apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2022, Jaques Wagner, ex-governador que busca retornar a cadeira principal no palácio da aclamação em Salvador.

Para a pasta da Agricultura, que era comandada pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista, vai um indicado pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro. Esta mudança acontece depois que os “Cisristas” baianos se movimentarem em direção a ACM Neto visando às eleições do próximo ano. Outro que deixa uma vaga a ser preenchida é o PL – Partido Liberal, No ano passado, suas lideranças apoiaram a eleição de Bruno reis (DEM) para a prefeitura de Salvador.

Durante o Papo Correria, Rui disse que ”outras alterações serão feitas ao longo da semana e, eventualmente, na próxima semana a gente conclui”. Segundo lideranças do PT no estado, outras cinco mudanças devem acontecer no primeiro escalão. “As forças politicas que apoiam o governo e que devem se manter unidas para as eleições estão sendo contempladas e isto é essencial para que tenhamos vitória em 2022”, pedindo para não ter seu nome citado.

Novos movimentos políticos do governador devem acontecer fora da esfera governamental. É que a eleição para a presidência da ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia também está sendo discutida neste momento. O PT, deputados do que a muito reclamam que outras forças ocupam maior espaço no governo do estado, agora querem ser contemplados neste pleito.

No segundo escalão do governo, a dança das cadeiras esta acontecendo de forma muito rápida. O Diário Oficial do estado da Bahia trouxe em sua edição do dia 04 de maio diversas exonerações e nomeações de assessores, coordenadores em várias secretarias.

Nenhum comentário: