Agricultores familiares contam com cursos on-line e gratuitos para melhorarem produção de alimentos



Com o objetivo de promover melhores oportunidades para os agricultores familiares na produção de alimentos para consumo próprio e para o mercado, o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, disponibiliza cursos on-line e gratuitos.

São sete módulos com os temas Nutrição para a Saúde, Oficinas Culinária, Técnicas Dietéticas, Geração de Renda Garantida, Higiene Sanitária, Direitos Humanos e Soberania Alimentar e Segurança Alimentar.

Os cursos foram desenvolvidos por docentes que são referência na área de Segurança Alimentar e Nutricional e apoiam agricultores no desenvolvimento de ações de inclusão socioprodutiva, por meio de práticas de gestão sustentável e segura. Para se inscrever, basta acessar o site www.car.ba.gov.br ou na plataforma sanbahiaprodutiva.com.br.

O coordenador de Ater do Bahia Produtiva, Wecsley Ferraz, explica que os cursos integram a Plataforma de Segurança Alimentar e Nutricional do projeto, criada pela necessidade de se obter um espaço virtual para tratar do tema: “Os cursos fazem parte desse espaço prático, onde são encontrados conteúdos técnicos, desde o plantio até receitas com produtos da biodiversidade, temas diversos de formação com cursos atualizados para nivelar conhecimento dos profissionais, despertar o interesse da sociedade no tema. A expectativa é de termos profissionais mais qualificados e a sociedade tratando desse tema no dia a dia”.

A Assistente Comunitária Rural (ACR), Priscila de Miranda Ferreira, fez os cursos oferecidos pelo Bahia Produtiva. Ela presta assistência à 20 famílias das comunidades de Jiboia, Saco do Capim, Jurema dos Milagres e Pinheiro, no município de Santanópolis e conta que foi muito enriquecedor: “Ajudou muito, por exemplo, a incentivar o consumo de alimentos locais, aqueles que são encontrados facilmente em nossos quintais, e evitar o consumo de alimentos industrializados, que geralmente são cheios de agrotóxicos”.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Nenhum comentário: