Região de Cruz das Almas recebe o Saúde sem Fronteiras a partir de hoje (20)


Começa nesta segunda-feira (20) na Região de Cruz das Almas a Estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Nesta etapa, que irá de 20 de junho a 29 de julho, a meta de atendimento esta estimada em 13.042 mulheres, residentes em oito municípios da região (Cruz das Almas, Sapeaçu, Governador Mangabeira, Conceição da Feira, Cabaceiras do Paraguaçu, Maragogipe, Muritiba e Cachoeira). As mulheres deverão estar na faixa etária de 50 a 69 anos para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente os casos de câncer de mama. O primeiro município a ser atendido é Cruz das Almas.

Esta é a segunda vez que o Saúde sem Fronteiras está na região de Cruz das Almas. A primeira vez foi em 2015, quando foram realizadas 9.493 mamografias. O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Para serem atendidas, as interessadas devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. No município de Cruz das Almas, o atendimento começa hoje (20) e termina no dia 5 de junho. Serão atendidas 2.100 mulheres. A unidade móvel, equipada com dois mamógrafos, está estacionada na Praça da Matriz.

Nenhum comentário: