Bahia sedia evento internacional sobre dessalinização, reúso e tratamento de água



Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo, cerca de três em cada dez pessoas - um total de 2,1 bilhões - não tem acesso a água potável. Uma das soluções pensadas para enfrentar esse problema é a dessalinização da água do mar e salobra, já que apenas 2,5% da água terrestre estão disponíveis para consumo humano. Diante desse cenário global, a Bahia irá sediar a III Edição do Seminário Internacional da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr).

O evento é realizado pela Aladyr, com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que coordenam no estado o Programa Água Doce do Governo Federal, que vem mudando a realidade de milhares de pessoas do semiárido baiano com a implantação de sistemas de dessalinização.

O seminário internacional acontece nos dias 22 e 23 de maio, no Hotel Wish, em Salvador, e irá reunir 300 participantes, dente eles os principais líderes do setor de dessalinização na América Latina, representantes de empresas que atendem mundialmente o mercado de equipamentos e tecnologias, autoridades governamentais e sociedade. O ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto participará da abertura do evento. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://bit.ly/2VevTp9

A proposta do encontro é proporcionar troca de informações em gestão de água, integração de novas tecnologias e exposição de iniciativas e projetos desenvolvidos na América Latina. Para a comunidade de profissionais, empresas e organizações que estão ligados à dessalinização, reúso e tratamento de água e efluentes, o mercado brasileiro representa um importante incentivo para novas oportunidades e desafios, considerando suas condições de acesso e distribuição de água potável.

Depois da Bahia, a Aladyr irá promover mais seis eventos de classe mundial, garantindo espaço de diálogo sobre o tema. Os encontros serão realizados na Flórida, nos EUA; em San José, na Costa Rica; Lima, no Peru; Bogotá, na Colômbia; Santiago, no Chile; e na Cidade do México.

Aladyr - Fundada em 2010, a Associação possui representações em todos os países da América Latina, inclusive no Brasil. Foi criada com a finalidade de promover, proteger e desenvolver tecnologias e projetos destinados à dessalinização e tratamento de água para reúso e consumo, seguindo padrões de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Nenhum comentário: