Bahia: Governo vai realizar mutirão para viabilizar renegociação de crédito rural.

O Governo do Estado e o Banco do Brasil vão realizar um mutirão no mês de maio, em Bom Jesus da Lapa (dia 7 a 11), Vitória da Conquista (dia 14 a 18) e Casa Nova (dia 21 a 24), para viabilizar as renegociações de dívidas dos agricultores rurais prejudicados pela seca que adquiriram crédito através Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A decisão foi anunciada durante reunião na Casa Civil do Estado, com a participação do presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo de Faro Teles, e do gerente regional de Agricultura Familiar do BB, Armando Soares, na sexta-feira (20).

A medida visa garantir o cumprimento da resolução número 4.066, de 12 de abril de 2012, que estipula um novo prazo, sem multa, para o pagamento das dívidas vencidas ou que irão vencer em 2012, já que os agricultores não terão condições de quitá-las devido à perda da safra durante a seca.

Elionaldo de Faro afirmou que “a EBDA colocará a equipe à disposição para fazer a mobilização, divulgação e dar todo apoio aos agricultores no processo de renegociação”. O atendimento estará disponível também a outros municípios próximos às instalações.

Resolução - O acordo foi firmado através do Conselho Monetário Nacional (CMN), que autorizou as instituições financeiras a renegociar as operações de crédito rural contratadas por meio do Pronaf. O resultado foi divulgado no último dia 16, com a publicação da resolução número 4.066 no Diário Oficial da União. As parcelas com vencimento entre 1º de fevereiro de 2012 e 1º de janeiro de 2013 podem ser prorrogadas para até o dia 2 de janeiro de 2013. (Ascom/Casa Civil/BA)

Nenhum comentário: