Agricultores baianos recebem nova parcela do Garantia-Safra.

13 municípios baianos foram contemplados com autorização da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o pagamento dos benefícios relativos à safra 2010-2011. Pela portaria publicada, nesta quarta-feira (14), 9.190 agricultores baianos começam a receber hoje os pagamentos do Programa Garantia-Safra referentes ao mês de março.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) vai buscar ampliar a participação dos beneficiados na Bahia, sobretudo nos municípios atingidos pela longa estiagem. Na segunda-feira (12), o parlamentar esteve reunido com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que anunciou a liberação imediata de R$ 10 milhões e garantiu o reconhecimento pela União dos 75 municípios em estado de emergência por conta da seca.

Segundo Pinheiro, serão duas parcelas em março para os agricultores que tiveram perdas causadas principalmente pela estiagem prolongada. “Queremos ainda recursos para atividade de recuperação de aguadas, perfuração, interligação e equipamento de poços e tratamento da questão dos próprios lençóis e das bacias. Temos um problema com o rebaixamento consubstancial do lençol e, ao mesmo tempo, vários de nossos açudes começam a dar sinais de cansaço ou de completo esvaziamento”, relata o senador.

Nenhum comentário: