Instituto Mauá abre inscrições para selo de certificação do artesanato‏.

Já estão abertas, a partir desta segunda-feira (12), as inscrições para certificação do produto artesanal. Interessados devem se dirigir à sede do Instituto Mauá, na Barra, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h30. A inscrição é gratuita, mas é preciso ser cadastrado no Mauá e estar em dia com a Carteira de Identificação do Artesão.

Concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Programa de Certificação do Artesanato Baiano visa valorizar, legitimar e diferenciar a produção do Estado. “Nós queremos imprimir uma marca inerente ao artesanato baiano e que seja sinônimo de qualidade, autenticidade e responsabilidade socioambiental”, destacou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida. Esta marca é, justamente, o Selo “A Bahia Feita à Mão”; principal instrumento do Programa.

É o Selo que assegura que a produção é, de fato, artesanal, sem uso de mão de obra escrava ou infantil, respeitando o meio ambiente e se mantendo fiel às raízes culturais e simbologias típicas da Bahia. E é este mesmo Selo que virá estampado à peça – visível, mas sem influenciar no design, já que se trata de uma etiqueta transparente -, identificando-a como legitimamente artesanal e baiana.

“O Selo é uma garantia, para o consumidor, de estar adquirindo um produto original, protegido de cópias e falsificações”, pontuou Emília Almeida. “E é um diferencial para a Bahia, já que este é o primeiro selo do país em nível governamental”, ratificou.

Nenhum comentário: