Defesa de teses do Mestrado de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Uneb consolidam o curso.


O primeiro da América Latina na área de conhecimento.
A Universidade do estado da Bahia no Campus de Paulo Afonso, em seu curso de Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, promoveu as primeiras defesas de teses de dissertação. O trabalho de Glaide Valentina foi sobre “A Caatinga Impressa no Imaginário Infantil”. A estudante fez os presentes refletirem a Ecopedagogia. Conceito ainda em construção e anda ao lado de outras pedagogias. Ela não está apenas focada na preservação da natureza, mas também da pessoa humana.
A dissertação teve como orientador o professor Juraci Marques. A banca examinadora foi composta pelo orientador e pelos Doutores professores Josemar Martins da UFS – Universidade de Sergipe e Luiz Antonio Ferraro Júnior da Uneb.
As defesas que aconteceram na semana passada e que continuam nesta, reafirmam a importância do Mestrado para Paulo Afonso, o sertão e o nordeste, em especial. Mas, mostra que seus idealizadores estavam corretos quando o implantaram no Campus da Uneb em Paulo Afonso.
Glaide dissertou sobre a “Pedagogia da Terra”, “a ecologia da alma”, falou sobre a ecologia e suas complexidades. Ela, em um dos momentos mais celebres, disse que “a educação infantil é uma das vias condutoras às mudanças requeridas para um novo homem/mulher planetário, portanto, se faz premente educar ecologicamente a partir de um currículo renovador, formulando a partir dos paradigmas da ecologia profunda, que também corresponde a transmitir e compreender o saber já constituído, de maneira processual desde seus primórdios”.

Nenhum comentário: