Rui faz entrega oficial da passarela da Estação Imbuí do Metrô de Salvador


O Metrô de Salvador, por si só, é um equipamento que transformou e dinamizou a mobilidade urbana na capital baiana. No entanto, o modal vem acompanhado de importantes intervenções, principalmente, nas marginais, como é o caso da passarela da Estação Imbuí, que foi entregue, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (15), pelo governador Rui Costa. 


Assim como as outras cinco estruturas similares que já estão sendo usufruídas pela população que circula pela Linha 2 do Metrô de Salvador, a passarela da Estação Imbuí é dotada de acessibilidade - com rampas, guarda-corpos e rota podo-tátil -, possui uma extensão total de 580 metros e tem uma escada rolante inteligente. A intervenção contou com recursos da ordem de R$22,8 milhões.


“Estamos entregando mais uma passarela completa, com elevador, escada rolante, permitindo a acessibilidade nessa estação, que tem um movimento razoável, inclusive no sentido Narandiba, de onde muita gente vem caminhando pra pegar o metrô, e agora passará a ter um aumento maior de fluxo a partir da criação das condições de acessibilidade”, afirmou Rui Costa.


O equipamento conecta a Avenida Edgar Santos, na altura do viaduto de Narandiba, à plataforma do transporte público e ao outro lado da Avenida Luís Viana Filho. Há, ainda, uma rampa que dá acesso ao bicicletário e à pista de ciclismo e caminhadas. Com capacidade de fluxo de 18 mil passantes por hora, a nova passarela é monitorada pelo Centro de Controle Operacional, e também por vigilantes que irão se alternar em rondas.


"Não são apenas os usuários do metrô que utilizam o equipamento. A passarela serve como sistema elevado viário para pessoas que desejam fazer a travessia de um bairro para outro. Relatórios mostram que já são, pelo menos, 40 mil usuários por dia somente na passarela do Imbuí", disse a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.


O estudante de Engenharia de Produção Iuri Carvalho usa a passarela todos os dias para ir à faculdade e avalia o equipamento como sendo "bem organizado e sinalizado, muito limpo, o que permiti ir e vir com toda a segurança".


Próximas entregas


O governador aproveitou a ocasião para informar à imprensa sobre o cronograma de entregas de obras complementares do metrô. “No próximo dia 23, nós estaremos entregando o Terminal de Ônibus de Pituaçu. Esse é um terminal novo, que vai congregar as linhas do miolo da cidade e da orla, facilitando, dando mais rapidez para que as pessoas possam sair dessas áreas, saltar no terminal e acessar a estação do metrô”.


Na primeira quinzena de abril, segundo o governador, será entregue a última estação da Linha 2 dessa etapa, que é a do aeroporto. “Nós devemos marcar para um sábado [dia 14] a entrega da obra, que já está pronta, em fase apenas de instalação dos elevadores e das escadas rolantes. Um marco importantíssimo do metrô”.


Rui informou ainda que, ao longo do mês de maio, serão entregues “outras obras complementares, que são os outros terminais e passarelas. Com isso, teremos concluído essa etapa do metrô, iniciando, posteriormente, a construção de mais cinco quilômetros, saindo de Pirajá até Águas Claras Cajazeiras, chegando a 42 quilômetros de metrô”.

Nenhum comentário: