Pescadores de Alcobaça recebem curso de habilitação naval.


Pescadores de Alcobaça (a 700 km de Salvador) terão a oportunidade de regularizar sua situação administrativa e navegar com mais segurança. Eles participam de um “curso de habilitação naval para pescadores” que a Capitania dos Portos, em parceria com a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria da Agricultura), promove até o dia 28 de março na cidade. As aulas, que começaram nesta quinta-feira, 15, acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Colônia de Pescadores Z-24.

Os 60 alunos do curso receberam, já no primeiro dia de aula, vários equipamentos de segurança marítima. Foram distribuídos 30 coletes, 10 boias rígidas, 20 extintores, 30 apitos e 10 bombas de porão. Com esses kits de salvatagem as embarcações dos pescadores poderão ser regularizadas na Capitania dos Portos.

Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas. Ao final do curso os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Os alunos receberão todo o material didático sem custos.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.

“Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Nenhum comentário: