Dimas Roque: Núcleo de Robótica de Canudos forma primeira turma em robótica livre.

22.3.18

Núcleo de Robótica de Canudos forma primeira turma em robótica livre.


Governador entrega certificados para formandos no curso de iniciação à robótica livre.

Primeiro laboratório de robótica a ser instalado no interior e no sertão da Bahia, o Núcleo de Robótica de Canudos forma sua primeira turma no curso de iniciação à robótica livre. A cerimônia de formatura aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), no Campus Avançado da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a presença do governador Rui Costa, da senadora Lídice da Mata, autoridades e políticos da região.

O chefe de gabinete da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Rodrigo Hita, que representou o secretário José Vivaldo Mendonça, acompanhou a entrega dos certificados para cerca de 30 alunos que adquiriram conhecimentos teóricos e práticos acerca das novas tecnologias, programação e a prática de robótica.

Rodrigo Hita, que representou a CT&I e levou a mensagem do secretário de luta e resistência do povo neste ato importante para o futuro do sertão baiano, ressaltou que esta formatura é o reconhecimento da democratização do acesso à tecnologia. “É o resultado do investimento que se concretiza em oportunidades através da inclusão socioprodutiva e de alta tecnologia”, disse Hita, que agradeceu o empenho do diretor do campus da Uneb/Canudos, professor Luiz Paulo Neiva.

Para um dos monitores, o jovem Vinícius Melo, que trabalhou junto aos demais no laboratório, o espaço dá oportunidades para os canudenses se desenvolverem. “Estes jovens são interessados, e agora têm condições de crescer e de mudar a estrutura da máquina da desigualdade. Assim como mudou a minha vida e vai modificar a vida destes jovens, quero que o Núcleo de Robótica de Canudos continue ajudando as pessoas que têm vontade de aprender”, disse.

O Núcleo

O Núcleo de Robótica de Canudos foi inaugurado no dia 5 de outubro de 2017, em comemoração aos 120 anos da Guerra de Canudos, viabilizado pela parceria entre Governo do Estado, através da Secti e da Uneb, Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Instituto Campus Party. A proposta é ter um espaço para as primeiras noções de programação e prática de robótica que fomente a inclusão sociodigital, visando o desenvolvimento econômico e social de uma região marcada pela seca. A empresa baiana USE Telecom foi responsável por levar internet em alta velocidade ao sertão da Bahia.

Foto: Camila Souza / GOVBA.

Nenhum comentário: