CT&I em pauta para desenvolvimento econômico e social da Bahia.


Seminário Estratégia Bahia de CT&I para o Desenvolvimento Econômico e Social acontece nesta quarta-feira (28), aberto para a participação da sociedade.

A sociedade e os agentes do ecossistema vão debater a Estratégia Bahia de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o desenvolvimento econômico e social do estado. O Seminário de Revisão do Marco Legal e da Política Estadual de CT&I, que acontece nesta quarta-feira (28), das 9h30 às 17h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, vai construir um documento com desafios, metas e orientações sobre investimentos públicos e privados para os próximos dez anos, bem como servirá de base para o Marco Legal, seus instrumentos e outras políticas de interesse.

A Estratégia Bahia de CT&I é uma política de Estado organizada por eixos estruturantes e transversais e será formulada com o envolvimento de todos os atores do ecossistema de CT&I, setor acadêmico, governamental, empresarial, setor financeiro e da sociedade civil. Alguns dos eixos são a expansão do ecossistema de CT&I, a pesquisa cientifica em áreas essenciais para as políticas públicas, o apoio à inovação nos Institutos de Ciência e Tecnologia, ampliação do financiamento em CT&I, a formação de recursos humanos e a promoção da inovação tecnológica nas empresas.

O secretário da pasta de CT&I, José Vivaldo Mendonça, que coordena o primeiro painel, destaca a CT&I como força motriz fundamental para o desenvolvimento da produção de bens e serviços, para a melhoria da qualidade de vida e para a ampliação da cidadania. “O resultado desses debates é o estabelecimento de uma estratégia estadual de ciência, tecnologia e inovação, pautada na atualização do Marco Legal e no reconhecimento do novo contexto desse  ecossistema, sobretudo com a ampliação do centro de pesquisa e de iniciativas dos núcleos de inovação tecnológica na capital e no interior”.

O evento, organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tec. e Serviço Público da ALBA, presidida pela deputada Fabíola Mansur, tem a expectativa de reunir representantes de todos os segmentos do ecossistema, como empresários, acadêmicos, estudantes, técnicos, parlamentares, gestores públicos e setor financeiro.

Os Painéis

O primeiro painel ‘Novos Paradigmas de CT&I’, a ser realizado às 10h, participam Ruben Delgado, Presidente da Softex, Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai-DN, Jailson Bittencourt, presidente da Academia de Ciência das Bahia, Iomani Engelmann, vice-presidente de negócios da Associação Catarinense de Tecnologia, Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Alberto Duarte Vilarinhos, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Coordenado pela deputada Fabíola Mansur, o Painel II traz Evandro Mazo, superintendente do IEl – FIEB, Domingos Leonelli Neto, presidente do conselho diretor do Instituto Pensar, Alonso Oliveira Neto, diretor do Sindicato das Empresas de Internet da Bahia (SEINESBA) e Grinaldo Oliveira, coordenador geral de infraestrutura em TI da Secti, Lázaro Cunha, presidente da Fapesb, e Aristeu Vieira da Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF).

O terceiro e último painel, ‘O Marco Legal de CT&I’, que acontecerá às 15h30min, sob a coordenação do Assessor de Planejamento e Gestão da Secti, Edson Valadares, debatem Gesil Sampaio Amarante da FORTEC, Tânia Maria Diederichs da UFBA, e Paulo Moreno carvalho, procurador geral do Estado da Bahia.

SERVIÇO

Evento: Seminário de revisão do Marco Legal e da Política Estadual de CT&I.

Quando: Quarta-feira, dia 28, a partir das 9h30.

Onde: Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Nenhum comentário: