Agricultura Familiar é destaque na ExpoVale que acontece em Itaberaba até esta segunda-feira

As ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltadas à organização e o fortalecimento da Agricultura familiar em Itaberaba e no Território do Piemonte do Paraguaçu, pode ser constatada na II Exposição Agropecuária do Vale do Médio Paraguaçu (ExpoVale), que acontece até esta segunda-feira (26), data em que o município celebra 141 anos de emancipação.

Durante o evento, que na abertura, no sábado (24), teve a presença do vice-governador e secretário estadual do Planejamento (Seplan), João Leão, está sendo realizada a 2ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, reunindo expositores de todo o Território do Piemonte do Paraguaçu e agricultores familiares de 18 municípios, entre eles, Wagner e Utinga, que, além dos Indígenas Payayá, são representados expressivamente pelo Movimento Sem Terra. 

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), do município de Iaçu, também participa da feira, no Parque de Exposições Luiz Bezerra, apresentando e comercializando a produção de frutas desidratadas como abacaxi, mamão e melão.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, também presente no evento, “é muito importante ver uma exposição e feira da agricultura familiar, no seu segundo ano, crescer de uma forma tão exuberante, com o esforço da prefeitura, por meio da sua Secretaria de Agricultura"

Em parceria com o Governo do Estado, o órgão municipal vem promovendo a organização e o fortalecimento da agricultura familiar no município e no território." É uma alegria observar a grandeza da agricultura familiar na participação dessas exposições agropecuárias, com o tamanho e a qualidade, divulgando, comercializando e gerando renda”, disse Rodrigues.
 

Com um público diário de cerca de cinco mil pessoas, a ExpoVale é organizada pela Prefeitura de Itaberaba, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rural. Segundo Rodrigues, é destaque no evento o número de estandes nessa edição, que triplicou, aumentando a quantidade de animais em exposição, inclusive abrangendo outros estados. Ele observou também o número de negócios realizados e a diversidade de atrações, em especial, a área reservada para a exposição de produtos da agricultura familiar e reforma agrária.

Setaf em ação 

Os visitantes da ExpoVale também contam com um espaço do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setf) Piemonte do Paraguaçu, unidade da SDR, onde técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), apresentam e esclarecem dúvidas sobre ações do Governo do Estado em execução.

Entre as ações, os editais do Bahia Produtiva, lançados no mês de fevereiro e com inscrições abertas, e do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de mutirão para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A SDR também apoiou a presença de caravanas de agricultores familiares de outros municípios, com o objetivo de promover intercâmbio e troca de experiências entre os participantes.

Nenhum comentário: