19.9.17

Mutirão de Cirurgias chega a Santo Estêvão com cerca de 11 mil procedimentos já realizados.


O Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado está chegando em mais 19 municípios da Bahia. Desta vez, no período de 9 a 11 de outubro, o mutirão estará no município de Santo Estevão, com a unidade móvel da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estacionada na Praça Sete de Setembro. O serviço vai atender aos pacientes que aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia, colecistectomia. Serão 180 consultas diárias, começando a partir das 7h.


Desde que começou a funcionar, em setembro de 2016, o mutirão já realizou 14.991 atendimentos e 10.956 mil cirurgias, em 329 dos 417 municípios baianos. 


Além de Santo Estevão, também serão atendidos os pacientes dos seguintes municípios: Amélia Rodrigues, Antonio Cardoso, Baixa Grande, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Mundo Novo, Pintadas, Rafael Jambeiro, Santa Barbara, Santonópolis, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.


Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço aqui. O paciente ou responsável também poderá ir até a Secretaria de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 19 de outubro, no Hospital Municipal de Santo Estevão.



É importante lembrar que os pacientes que farão cirurgias devem levar todos os exames laboratoriais e outros que fizeram. No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.

Nenhum comentário: