Seminário virtual vai abordar Divisão Justa do Trabalho Doméstico no próximo dia 13


A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza, no próximo dia 13 de maio, às 9h, o seminário de disseminação da Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico. A atividade faz parte de um conjunto de ações que a CAR/SDR está promovendo, neste mês de maio, para mobilizar e gerar momentos de reflexão sobre a sobrecarga do trabalho das mulheres, violência e divisão sexual do trabalho.

“Trazer esta temática, que é o espaço doméstico, da divisão sexual do trabalho, para ser discutida, não só num projeto, mas dentro da secretaria com todas as suas unidades, é uma forma de trazer e introjetar essa discussão sendo incorporada num coletivo e, desta forma, teremos a oportunidade de atingir mais pessoas para discutir estas relações de gênero”, salienta a assessora de gênero do Pró-Semiárido, Elizabeth Siqueira.

As peças da campanha têm sido utilizadas pelo Pró-Semiárido desde 2018 e hoje se constitui como uma estratégia de sustentabilidade muito importante para o projeto. “É fundamental para a continuidade desta ação que não é uma ação só do Pró-Semiárido, pelo contrário, é uma ação dos movimentos sociais, uma ação de várias entidades, a gente poder, enquanto Estado, estar fortalecendo este debate, refletindo coletivamente inclusive nas nossas ações de assessoramento técnico no campo”, complementa Elizabeth.

O evento vai contar com a participação de Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete, representando o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias; Fátima Amazonas - Especialista Senior em Desenvolvimento Rural do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD); e Hardi Vieira - Oficial de Programas (CPO) do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Na programação, o painel “Ficar em casa é questão de saúde, dividir tarefas e viver sem violência também!” contará com a presença de Laeticia Jalil, membro do Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); Karine Freitas - Núcleo JUREMA/ Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Joziete da Cruz Silva - Liderança comunitária /beneficiária do Projeto Bahia Produtiva. Além disso, haverá apresentação de experiência da técnica em desenvolvimento social do projeto Pró-Semiárido, Deyse Sayonara. 

A Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico é uma iniciativa da Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste e GT Mulheres da ANA, em parceria com diversas organizações da sociedade civil e movimentos sociais de mulheres. Neste período de pandemia, a campanha assumiu o lema: “Ficar em casa é questão de saúde, dividir as tarefas, e viver sem violência também!” e, a palavra de ordem: “Em tempos de coronavírus, diga não à violência doméstica!”.

Neste sentido, SDR/CAR se juntam a diversas organizações e movimentos sociais na campanha, que busca combater a não divisão do trabalho doméstico e de cuidados, tendo em vista que é esse um dos grandes impeditivos para as mulheres acessarem políticas públicas, bem como participarem de forma qualitativa dos diversos espaços políticos em que estão inseridas.

Nenhum comentário: