Novas abordagens da aprendizagem criativa marcam a semana de webinários


Educadores acompanharam nesta sexta-feira (7) as apresentações das últimas equipes da terceira rodada das Residências Online de Aprendizagem Criativa em uma transmissão no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Youtube. Ao longo da semana foram realizadas cinco transmissões, com as apresentações de 20 equipes.

Durante a transmissão desta sexta, as equipes Rainbow, Nárnia e EJA AÍ abordaram sobre Alimentação, línguas, vocabulário e jogos de inclusão, suas propostas de atividades desenvolvidas durante as mentorias.

Esta atividade desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do IAT, tem como propósito desenvolver e implementar projetos de aprendizagem criativa para alcançar estudantes de todo estado através das atividades pedagógicas elaboradas durante o programa. “A aprendizagem criativa é apaixonante e vamos a cada dia ficando mais encantado e vai se aprimorando e cada vez quer aprender mais. Estou feliz de participar disso”, comentou Renato Barbosa, mentor do programa.

As 20 equipes desta rodada participaram de oito sessões de mentorias, de até 1h, com especialistas em aprendizagem criativa de todo o Brasil para criar atividades pedagógicas. Durante a semana diversos grupos apresentaram suas propostas abordando seguimento que contribuem diretamente com a educação como jogos, redes sociais, alimentação e muitos outros.  “Tivemos a felicidade de participar desse programa e abordar temas importantes, como inclusão e de forma criativa, é de extrema relevância. E nós estamos propondo um lugar de fala para todos os estudantes e para que todos tenham oportunidades”, contou a educadora, Jaine Ribeiro, da equipe EJA AÍ.

Nas primeiras edições do programa foram mais de 70 impulsionadores e 200 educadores residentes distribuídos em 60 equipes, alcançando diversos municípios da Bahia e de outros estados.

As inscrições para quarta rodada Residências de Aprendizagem Criativa já estão abertas e podem ser feitas até o dia 14/05, pelo endereço Rodada Residência Criativa. Para participar, os educadores deverão formar uma equipe de duas a quatro pessoas, preencher o formulário com os dados e responder à pergunta: o que motiva a equipe a querer participar do programa Residências Online de Aprendizagem Criativa? As equipes serão selecionadas com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa e o resultado será divulgado no dia 19/05.

As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendiz

Nenhum comentário: