Ao longo do ano de 2017 a Secretaria do Turismo do Estado da
Bahia (Setur) realizou diversas ações, acordos e negociações para atrair mais
turistas aos destinos baianos e, ao mesmo tempo, oferecer um receptivo
qualificado e apto a receber os visitantes.
Como resultado, direto ou indireto, a Bahia deve atrair neste verão –
estação que representa 37% de todo o movimento turístico do estado – um total
estimado em 5,6 milhões de turistas.
A oferta de voos extras para o estado ultrapassou o dobro,
passando de 1,5 mil, no verão anterior, para 3,4 mil. E a Bahia mantém-se em posições de destaque no ranking do
turismo: é o destino preferido dos
paulistas, como revelou pesquisa do DataFolha, e foi incluída entre as regiões
imperdíveis para se visitar em 2018 pelo renomado guia internacional Lonely
Planet.
Uma das medidas importantes para incrementar o turismo no
estado foi a redução em maio, por parte do Governo do Estado, da alíquota de
ICMS para o querosene de aviação, com o objetivo de possibilitar novos voos
domésticos e internacionais para Salvador e outros municípios. Em consequência,
a Setur e a empresa aérea Avianca celebraram em setembro o lançamento de um
novo voo regular entre Bogotá, na
Colômbia, e Salvador.
Em outubro, foram acertados com a Latam Linhas Aéreas novos
voos internacionais, vindos de Buenos
Aires e Miami para Salvador, a serem operados a partir de março e abril de
2018, respectivamente. Já no dia 7 de dezembro entrou em operação a terceira
frequência da companhia aérea Air Europa, que liga Madri a Salvador. E a partir
de junho de 2018 entra em operação o voo Rosário (Argentina)-Salvador. Com
estes acordos, a Bahia passa a ter 26 voos internacionais por semana. O estado
recebe também mais de 700 voos nacionais regulares, vindos de todo o país.
Ao longo do ano a Setur participou de eventos como a 25ª
Brazil National Tourism Mart (BNTM), a Exporural e a Fenagro e deu passos
importantes para a consolidação de roteiros temáticos como a Rota dos Engenhos e a Estrada do
Chocolate. Esteve presente também,
através da Bahiatursa, em vários eventos
internacionais, como a Feira
Internacional de Turismo (Fitur), em janeiro, em Madri, onde a importância da Bahia no cenário
internacional foi reconhecida com o prêmio
Silvia Zorzanello.
Em março, a diversidade turística da Bahia ganhou ampla
visibilidade na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL), assim como na
22ª Feira Internacional de Turismo (FIT)
da América Latina, no final de outubro, na Argentina. Outro evento em
que os destinos turísticos baianos foram vendidos amplamente foi a 45ª Abav
Expo Internacional de Turismo, realizada
no final de setembro em São Paulo, onde, entre outras ações, a Setur atuou na
prospecção de novos voos e cruzeiros marítimos. A Bahia marcou presença em
cerca de 60 eventos nacionais e internacionais voltados para o setor.
Turismo náutico
Na área do turismo náutico a Setur trouxe de volta, após dez
anos, a maior regata transatlântica do mundo, a Transat Jacques Vabre, com
protocolo de intenções já assinado para sua realização também em 2019, e
negocia para trazer ao Estado outras importantes regatas internacionais.
A Setur também consolidou o roteiro náutico, com foco no
turismo cultural, que contempla 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos (BTS)
incluídos na matriz de ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo
(Prodetur).
Ao longo de 2017, o Prodetur esteve focado na execução de
ações como o estudo de mercado de demanda náutica e cultural, o planejamento
dos destinos turísticos e identificação dos atrativos culturais, o plano de
gestão do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, e a elaboração dos projetos
executivos para requalificação urbana da borda da BTS, dentre outras. Foi um
período-chave para a alavancagem do programa, uma vez que foram iniciados os
processos de contratação de aproximadamente 50% de suas ações. O avanço médio
das contratações chegou a 24%, enquanto nos anos anteriores era de 9%.
Captação e infraestrutura
Entre janeiro e julho de 2017, a Setur, participou em 49
eventos relacionados à captação de investimentos. Nesse período foram
inaugurados 39 empreendimentos turísticos,
com investimento de R$ 2,04
bilhões, gerando 4,4 mil empregos diretos.
Para a melhoria da infraestrutura em importantes zonas
turísticas várias obras foram realizadas, como a finalização de um atracadouro
em Camamu, a requalificação de uma praça em Lençóis e a primeira etapa da
recuperação do Centro de Convenções de Ilhéus. Iniciadas em junho, as obras
deste equipamento, que atende ao turismo de negócios no sul do estado, entraram
na segunda etapa, com investimentos de cerca de R$ 300 mil em reformas e
modernização.
A Setur também foi parceira na recuperação da Fortaleza de
Morro de São Paulo, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e
importante atrativo histórico-cultural. Realizadas em duas etapas, as obras
foram finalizadas em novembro e representaram um investimento de R$ 14,4
milhões. A inauguração será no dia 20 de janeiro.
Ações promocionais
Entre as promoções realizadas para atrair turistas ao estado
destacam-se duas ações em São Paulo no início de dezembro. A
primeira aconteceu no Aeroporto de Congonhas, que teve 12 portões de
embarque revestidos com imagens de destinos turísticos baianos. A segunda, um cortejo realizado na Avenida
Paulista com 25 baianas tipicamente vestidas, percussionistas e 70 promotores,
atingiu um público estimado em 25 mil pessoas.
Para melhor recepcionar o turista na Bahia, a Setur deu
continuidade a seus programas de qualificação do trade turístico, como o
Pronatec e o Proqualisetur, que em 2017
chegaram, respectivamente, a 59 e 27 municípios. O primeiro abrangeu as 13
zonas turísticas do Estado, enquanto o segundo atingiu nove delas.
Já os profissionais que integram o projeto Guias e Monitores
tiveram atuação destacada no Carnaval, realizando 115,6 mil atendimentos em
pontos estratégicos de Salvador. A maior procura por informações foi por parte
de brasileiros: baianos, paulistas, cariocas, mineiros e pernambucanos. Os
argentinos foram os estrangeiros mais atendidos, com 2,5 mil registros,
seguidos pelos norte-americanos, espanhóis e chilenos.
Atualizações
Outra frente de atuação da Setur em 2017 baseou-se na
atualização de dados ligados ao setor de turismo. A coordenação de
regionalização realizou o remapeamento turístico, que resultou na inclusão de 150
municípios. Em todo o estado houve o
cadastramento de prestadores de serviços turísticos e de veículos turísticos,
com identificação e verificação do perfil de atuação, qualidade e padrões dos serviços
oferecidos.
As equipes da
Secretaria também procederam ao levantamento da oferta hoteleira em municípios
de quatro zonas turísticas: Costa dos Coqueiros, Caminhos do Oeste, Caminhos do
Sudoeste e Vale do Jiquiriçá. O controle de qualidade chegou a 15 meios de
hospedagem da zona turística Costa dos Coqueiros, 12 da zona Caminhos do Oeste
e 13 do Caminhos do Sudoeste.
Houve a atualização ainda dos Planos de Desenvolvimento
Integrado do Turismo Sustentável – PDITS das zonas turísticas Costa dos
Coqueiros, Costa do Dendê e Costa do Cacau, pré-requisitos para contratação de
convênios de obras em turismo.
Por Eduardo Bastos.
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