Projeto “MAM abraça as crianças” encerra temporada reunindo famílias.

A quinta edição do projeto aconteceu no domingo (10).

O fim de semana prolongado foi marcado por ventos fortes e instabilidade climática e muitos eventos foram cancelados em Salvador. Ainda assim, o Museu de Arte Moderna realizou a quinta edição do “MAM abraça as crianças”, e o público fiel levou a criançada para criar arte na tarde deste domingo (10).

Mesmo com um número menor de participantes, o encerramento desta temporada do “MAM abraça as crianças” ofereceu oficinas de pintura, desenho, colagens e modelagem com argila. Pais e filhos disputavam espaços, nas mesas das oficinas e no painel de pintura.

Ao som de “Aquarela” (Toquinho) chegou mais uma família arte soteropolitana, o artista visual Bel Borba, esposa e filha vieram prestigiar e se divertir no MAM. “Eu sou suspeito de falar, porque eu faço trabalhos com crianças há quase 30 anos. O que eu acho muito bacana nesse projeto é porque as crianças são cucas frescas, recém-chegadas no planeta e eles têm uma atração fantástica pelo manejo com as cores. Eu adorei ver aqui a pipoca, o cachorro quente, as bolas e o pai doido para mexer também, e você está fazendo isso dentro de um museu, isso é fantástico!”, disse Bel Borba.

A bibliotecária do MAM, Vera Rodrigues, se diverte tanto quanto as crianças, distribuindo pipoca e pirulito. “Eu vim para as cinco edições do “MAM abraça as crianças” porque eu apoio e acho que para a arte, você começa com as crianças. O MAM hoje tem essa abertura que Zivé deu. Eu trabalho no Museu há 23 anos e abracei o projeto, estou adorando isso aqui!”.

Segundo o diretor do MAM e criador do projeto, Zivé Giudice, essa programação tem como propósitos tornar familiar a convivência com o museu, estimular a ação criadora, a capacidade cognitiva das crianças e formar futuras plateias, através das oficinas de arte. “Criamos esse lugar como espaço de construção do conhecimento e da liberdade para as crianças como de resto, para todos”.

O projeto é aberto ao público infantil de todas as idades e será retomado em breve.

O Museu de Arte Moderna da Bahia é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). No último dia 1º de dezembro, o Governo do Estado retomou as obras na reforma do espaço. Os investimentos são da ordem de R$ 7,5 milhões e a previsão de entrega total é final de maio/início de junho de 2018.

Nenhum comentário: