Novembro Azul: saiba como prevenir câncer de próstata em animais

Veterinária orienta que castração é a melhor forma de prevenção da doença em pets

A campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata em homens também serve de alerta para os tutores de animais de estimação. A doença acomete tanto humanos como animais, sendo mais comuns em cães machos. “Apenas 4% dos cães castrados desenvolvem câncer de próstata ao longo da vida. O índice sobe para 80% de incidência em cães não-castrados. Daí a importância da castração como forma de prevenção da doença”, informa a médica veterinária da Mundo Pet, Roseane Sales.

A veterinária alerta que é preciso ficar atento aos sintomas como febre, dor abdominal, corrimento uretral, esforço para urinar, andar enrijecido, perda de apetite e dificuldade para defecar. “Diante de qualquer um desses sintomas, é aconselhável procurar o médico veterinário para uma investigação do que está acontecendo com o pet”, orienta a doutora Roseane, acrescentando que as visitas regulares ao veterinário ajudam a detectar a doença que, quanto mais cedo for identificada, maiores as chances de tratamento e até cura.

Segundo a doutora Roseane, mesmo após o diagnóstico, a castração também se mostra eficaz para o tratamento do câncer de próstata. “Após 15 dias da castração, a próstata tende a diminuir em até 80% do seu tamanho”, informa. Além disso, dependendo do caso, podem ser feitas cirurgias para a remoção do nódulo ou da próstata, uma decisão que cabe ao médico veterinário.

Quanto ao tratamento, além da castração, outros procedimentos são realizados, como quimioterapia, uso de laxante e outras medicações. A quimioterapia ajuda a diminuir o tumor, auxiliando na cura e os efeitos colaterais são menos dolorosos que no ser humano. Doutora Roseane comenta que os animais não sofrem tanto com a quimio e nem chegam a perder pelos. O uso de laxante diminui a dificuldade de defecar, permitindo que o pet faça cocô com mais tranquilidade.

A veterinária da Mundo Pet diz que a luta contra o câncer de próstata não é fácil, mas os tratamentos tendem a ajudar e a prevenção é o melhor cuidado. Roseane alerta também para a necessidade de manter uma alimentação natural, com mel, legumes e frutas, para garantir uma boa nutrição e a saúde do pet. “Esses alimentos evitam infecções e outras doenças que atingem o organismo, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos animais”, afirma Roseane Sales.

Por: Bruno Ganem.

Nenhum comentário: