Produção de ovos de galinhas caipiras gera renda e transforma a vida de famílias no Sertão Produtivo

Na Associação de Lagoa das Cacimbas, do município de Malhada de Pedras, 20 famílias beneficiadas com a implantação de aviários, já conseguem um importante incremento na renda. A maioria das famílias consegue tirar o equivalente a um salário mínimo, só com a venda da produção de ovos.

A implantação dos aviários, que teve aplicação de recursos da ordem de R$ 316,9 mil, é uma iniciativa do Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

A presidente da Associação, Maria Sônia Santos Ataíde, explica que o projeto foi implantado priorizando jovens e mulheres, e está gerando desenvolvimento na comunidade: “Os beneficiários vem gerando renda com a criação de galinhas caipiras e, em alguns casos tem produção diária de 10 dúzias de ovos. O projeto garante a segurança alimentar das famílias, com o total apoio da associação e a produção é vendida direto para o consumidor, sem interferência de atravessadores”. Ela conta ainda que as famílias trabalham também com outros produtos, que são vendidos para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE): “A gente agradece à CAR/Bahia Produtiva que revolucionou muito na zona rural, trazendo renda e segurança alimentar para as famílias”.

Segundo a presidente da associação, além dos investimentos do Governo do Estado, esse resultado também se deve à união entre associados e associadas e a muito trabalho e esforço, que permitem à associação crescer mais, a cada dia: “Agora estamos recebendo um projeto de agroindústria e já temos beneficiários que estão na maior expectativa. Estamos no processo de licitação, para a gente começar a trabalhar”.

Danilo Joad, assistente territorial do Bahia Produtiva, que atua em municípios do Território Sertão Produtivo e acompanha o projeto, salienta que a produção, antes da implantação do Bahia Produtiva, era unicamente convencional, não sendo empregada nenhuma orientação técnica: “A produção das propriedades aumentou em mais de 90%, tendo agricultores com média de produção diária de nove dúzias de ovos por dia e todos os beneficiários tem pensamento de ampliar sua produção”.


Comercialização

Os produtos são comercializados diretamente nas casas de clientes, nas feiras livres, na Feira da Agricultura Familiar de Malhada de Pedras, que acontece na sede do município, às sextas-feiras, na Praça da Bandeira, a partir das 15h, e também nas quitandas e supermercados, além de vendas para os programas PAA e PNAE.


Bahia Produtiva  

A associação de Lagoa das Cacimbas também foi contemplada, por meio do Bahia Produtiva, com a Requalificação de Agroindústria. O investimento será da ordem de R$ 351,8 mil, destinados à construção de uma Cozinha Comunitária e aquisição de equipamentos. O empreendimento irá absorver parte da produção de ovos dos beneficiários do projeto das aves, para a fabricação de bolos e biscoitos. A associação também irá trabalhar na produção de temperos. 

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, executado pela SDR/CAR, a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A ação seleciona e apoia projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades rurais da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade do Estado, desde 2015.  

Por meio do projeto são apoiados sistemas produtivos estratégicos como o da mandiocultura, ovinocaprinocultura, avicultura, bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, fruticultura e piscicultura, entre outros.

Nenhum comentário: