Canindé/SE é a 64º no IDH do Estado e a segunda em arrecadação.

O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento desde o ano de 1993; este índice utiliza critérios de avaliação (renda, longevidade e educação) para medir o desenvolvimento humano. Ele também serve para mostrar como a administração publica utiliza o dinheiro dos municípios em favor da comunidade.
No estado de Sergipe a cidade de Canindé do São Francisco é a segunda em arrecadação financeira. Isso porque, com a construção da Usina de Xingó, ela recebe royalties pela área inundada, além de todas as outras fontes de arrecadação.
O que chama mais a atenção é que os benefícios parecem teimar em não chegar aos moradores. São ruas no centro que ainda não foram sequer pavimentadas com paralelepípedos. Esgotos correndo a céu aberto e estradas na Zona Rural que há muito tempo estão sem manutenção.
Se bem aplicado pelos administradores que estão a 7 anos no comando da cidade, todo o dinheiro faria de Canindé uma cidade referência para o Brasil. Mesmo o Turismo que é um dos pilares da economia do município vive do trabalho de uma empresa da capital que utiliza o chamado turismo bate e volta. Conhecido como predador, já que pouco deixa financeiramente ou culturalmente na cidade de Canindé.
O grande questionamento que é feito pelos opositores da atual administração é “como foi gasto todos esses milhões arrecadados nestes sete anos”? Esta pergunta ate agora não teve uma respostas convicente.

Nenhum comentário: