BENEFÍCIO PARA PEQUENOS PISCICULTORES DA REGIÃO DE PAULO AFONSO E GLÓRIA É FOCO DE PROPOSTA.

Beneficiar um subproduto da tilápia, gerar trabalho e renda e evitar o impacto ambiental gerado pelo descarte das peles nos lixões são algumas das finalidades da proposta da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para a implantação de um curtume no elo da cadeia produtiva da tilápia em Paulo Afonso.

A proposta, no valor de R$ 890 mil, beneficiará aproximadamente dez mil peles por mês, favorecendo cerca de mil pequenos piscicultores da agricultura familiar, reunidos em associações da região de Paulo Afonso e Glória.

Atrelado ao projeto do curtume, a CAR vai estabelecer parcerias para a implantação de pequenos ateliês de artesanato, nos quais as peles beneficiadas serão transformadas em acessórios da moda, como cintos, bolsas, carteiras e calçados.

Para isso, a CAR contará com a ajuda da empresária e designer de moda Denusa Demarchi, que dará cursos em comunidades que tenham potencial para trabalhar com o material.

Durante a Fenagro, realizada de 26 de novembro a 4 de dezembro, as peças expostas por ela fizeram sucesso. A designer chegou a ministrar palestras durante a feira para os interessados em conhecer mais sobre o trabalho produzido com o couro da tilápia. (Secom/Bahia)

Nenhum comentário: