Governador Wagner inaugura UPA de olho na melhoria da assistência à saúde.

A inauguração, nesta quarta-feira (22), da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro de Escada, área do Subúrbio Ferroviário de Salvador, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é o assunto de destaque do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça (22). “A UPA melhora a assistência à população e racionaliza o atendimento, deixando para os grandes hospitais somente para os casos que dependem de uma estrutura mais complexa”, afirma Jaques Wagner.
O governador também faz um balanço positivo da sua viagem de cinco dias à China em busca de mais investimentos para o estado e fala do lançamento, nesta segunda, dos campeonatos mundiais de Judô, previstos para 2012 na capital baiana.
Ele ainda comenta sobre a entrega, esta semana, de obras no interior, a exemplo de mais 1.400 unidades do Minha Casa, Minha Vida nos municípios de Serrinha e Porto Seguro, e da assinatura, nesta segunda-feira (19), da ordem de serviço para a pavimentação de estrada no município de Euclides da Cunha nesta segunda (19).
Wagner agradece a Medalha do Mérito do Ministério Público da Bahia, que recebeu nesta segunda, e fala de sua participação, no domingo (18), ao lado de Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, da mobilização dos jovens baianos para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2013, no Rio de Janeiro.
Mais assistência - Para o governador, a UPA ampliará a assistência à população da capital e reforçará o atendimento na rede de urgência e emergência, diminuindo a demanda dos grandes hospitais, a exemplo do que ocorre em outras cidades do país. O novo equipamento, que terá 35 leitos e um corpo funcional de 280 servidores, entre pessoal administrativo e profissionais de saúde, atenderá casos de urgência e emergência em clínica geral, pediatria e ortopedia.
A unidade baiana terá um orçamento anual para custeio de R$ 9 milhões e está capacitada a atender até 500 pessoas por dia e mais de 10 mil por mês, nas mais diversas situações como crise hipertensiva, febre, cortes, queimaduras, primeiros atendimentos para infarto e AVC, pequenas cirurgias, além de exames laboratoriais e de imagem.
China – Sobre a viagem à China, o governador diz que, “apesar de puxada, valeu a pena”. Ele informa que em cinco dias visitou cinco cidades, três empresas de fabricação de automóveis de passeio e caminhões, além de contatos com empresários das áreas de agricultura, mineração, infraestrutura e agronegócio. “Sinceramente, eu acho que estamos fazendo uma caminhada correta”, afirma, enfatizando que a Bahia é o estado brasileiro que mais recebe investimentos da China, a segunda maior economia do mundo.
“Estamos credenciando o estado da Bahia para ter uma relação privilegiada com o governo da China e com as empresas chinesas”, diz Wagner, reafirmando que a sua preocupação é gerar mais emprego “para que as pessoas possam ter dignidade, cidadania e inclusão social pela via do trabalho. Tenho certeza de que a semente plantada ao longo dos próximos anos frutificará em investimento aqui, na nossa terra, melhorando as condições de vida do nosso povo.”
Antes de encerrar a participação no programa semanal de rádio, o governador fala da homenagem que recebeu do Ministério Público baiano. “Quero agradecer ao Ministério Público da Bahia e ao seu Colégio de Procuradores de Justiça por esta honraria”. Ele também aos baianos pelo apoio ao longo deste ano e para desejar “um Natal de paz, tranquilidade, muita reflexão e fortalecimento dos nossos valores de família e, garantir, da minha parte, que 2012 será um ano melhor ainda para os baianos, com mais investimentos, mais obras nas áreas social e de infraestrutura e mais combate ao crime e ao tráfico de drogas”.

Nenhum comentário: