Bahia: Biblioteca virtual dá acesso grátis a livros e documentos.

Desde o último dia 12, está no ar a Biblioteca Virtual 2 de Julho, que tem por objetivo tornar acessíveis e preservar obras que abordam a história da Bahia.

O lançamento do espaço virtual ocorreu na última segunda e o acervo pode ser acessado por meio do site www.bv2dejulho.ba.gov.br. A iniciativa é da Fundação Pedro Calmon, órgão vinculado à Secretaria da Cultura da Bahia (SecultBA).

A coleção é composta por documentos do Arquivo Público do Estado, do Centro de Memória da Bahia, das bibliotecas públicas vinculadas à fundação, e de materiais produzidos pela Pedro Calmon. Todas as obras que não foram produzidas pela instituição foram autorizadas pelos autores para integrar o portal eletrônico.

Como coletânea especial, o local abriga um conjunto de 27 livros digitais voltados para a temática da Independência da Bahia, comemorada no dia 2 de Julho. Segundo a diretora da biblioteca, Cristina Santos, este número não é fixo, pois a plataforma digital ainda está sendo atualizada. Portanto, ainda não há dados do número total de publicações do acervo.

Para ter acesso ao conteúdo da biblioteca, não é necessário ser cadastrado. Além de livros inteiros, são disponibilizados para download também capítulos separados das obras, caso haja interesse do leitor pela temática de apenas um trecho específico.

Preservação -

Ainda segundo Cristina Santos, a principal contribuição da iniciativa é quanto à preservação do material sobre a história do Estado. “A digitalização desses conteúdos bibliográficos e documentais representa uma maneira mais eficiente de conservação”, explicou.

De acordo com o historiador e diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, a biblioteca auxiliará na democratização das informações sobre a Bahia. “Será uma fonte rica de informações sobre o Estado, com documentos históricos e livros. As pessoas poderão ter acesso a tudo isso de suas casas”, afirmou.

Biblioteca virtual dá acesso gratuito a livros e documentos sobre a Bahia | A TARDE Mídia Press 17.12

ACERVO Portal pioneiro no meio eletrônico tem o objetivo de reunir conteúdo histórico do Estado.

Nenhum comentário: