Brejos da Barra: Mini documentário conecta pequenos produtores à expansão do Polo Agroindustrial

O município de Barra vem se tornando um expoente para novos investimentos devido à implantação do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), mas a história de desenvolvimento e progresso da região começou há quase três décadas, na zona rural da cidade, que agora se conectam. No mini documentário “Brejos da Barra, Semente para o Desenvolvimento”, lançado nesta terça-feira (04), a SDE mostra depoimentos de moradores antigos da localidade, que acreditaram na vocação agricultável da região. 

"Tudo começou na década de 1990. De lá para cá, muita coisa mudou. Foram mais de 300 km de estradas interligando os Brejos com a sede do município, construção de escola, instalação de energia elétrica e mais de 1,5 mil casas construídas, substituindo as velhas casas de palha e beneficiando mais de 16 mil famílias. Também houve a modernização dos sistemas de cultivo de frutas como manga, caju e mangaba, além da cultura da cana-de-açúcar - que hoje é o carro chefe do Polo Agroindustrial”, explica o vice-governador João Leão, secretário da pasta.

O documentário traz a participação de pequenos produtores, que foram beneficiados na época, presenciaram as mudanças na região e hoje veem surgir o Polo Agroindustrial. Com eles, será possível relembrar a importância histórica daquele momento e falar sobre os passos dados atualmente, que potencializam os novos investimentos agroindustriais na região. 

Para assistir ao mini-doc clique no link.

Foto: Ascom/SDE.

Imagens Aéreas: Kel Dourado.

Nenhum comentário: