PPA: Saúde é discutida em mesa programática



Ampliação da desconcentração da rede assistencial, regionalização da saúde, tornando os territórios autossuficientes  e ênfase nas demandas das populações vulneráveis. Esses foram alguns eixos de discussão da mesa programática do Plano Plurianual Participativo (PPA-2020/2023) sobre a área da Saúde, realizada nesta quarta-feira (29), na Secretaria do Planejamento (Seplan).

O debate sobre as políticas públicas da Saúde contou com a participação de representantes de 10 secretarias do estado. “É a primeira vez que estou participando da construção de um PPA, e é uma riqueza imensa, porque a gente acaba conhecendo o Estado de uma forma bem macro”, disse a Assessora de Planejamento e Gestão (APG) da Secretaria da Saúde (Sesab), Emanuele Barbosa.

Ainda segundo Emanuele, para a Sesab  o processo é de suma importância. “Primeiro porque trabalhamos com a transversalidade das atividades, e conseguimos enxergar que a secretaria não é uma ilha, e tem e deve estar conectada com os outros setores e atividades do Estado”, resumiu.

Já para Silvana Salomão, APG da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que participa pela segunda vez do processo, a construção do documento referente aos anos de 2020 a 2023 está com discussões mais aprofundadas. “Tenho certeza de que este agora será muito melhor do que o que está em vigor (2016/2019), pois percebi um amadurecimento muito grande dessa dinâmica, com mais maturidade de todos”, falou a APG.

Especificamente sobre a Segurança Pública, Silvana destaca a interação com as áreas sociais, de saúde, do trabalho e desenvolvimento urbano e rural, por exemplo, “é imprescindível para tenhamos uma rede social por trás, porque as pessoas pensam se combate a violência colocando mais policiais nas ruas, e sabemos que não é simples assim”, resume Silvana.

Desenvolvimento Urbano e Rede Cidades

As mesas programáticas serão realizadas até 10 de junho, no auditório da Seplan, sempre discutindo os planejamentos estratégicos organizacionais e a integração dos compromissos pactuados. Nesta quinta-feira (30), a partir das 9h, será a vez do 'Desenvolvimento Urbano e Rede Cidades' .

As próximas mesas vão discutir, 'Desenvolvimento Rural' (31/5), 'Inclusão Socioprodutiva e Mundo do Trabalho' (3/6), 'Educação' (4/6), 'Meio Ambiente e Sustentabilidade' (5/6), 'Desenvolvimento Produtivo' (6/6), 'Assistência Social e Garantia de Direitos' (7/6) e 'Gestão Governamental' (10/6).

Foto: Secom.

Nenhum comentário: