O botão “Melhor Hora” monitora o volume de notas fiscais emitidas ao longo do dia, indicando assim a maior ou menor presença de consumidores no estabelecimento no período entre as 7h e as 21h. A nova funcionalidade faz o cálculo com base na quantidade de notas fiscais emitidas por horário. Desta forma, antes de se deslocar para o estabelecimento, o consumidor deve consultar o aplicativo ou o site Preços da Hora, obtendo no botão “Melhor Hora” o gráfico com o volume de notas emitidas pelo estabelecimento escolhido.
“Com base neste gráfico, são apresentadas as sugestões de horários para ir até o estabelecimento”, explica Felipe Abreu, auditor fiscal da Gerencia de Sistemas da Sefaz-ba. De acordo com o auditor, a consulta indica o movimento registrado no momento da pesquisa (“Agora”), os dois horários de menor movimento e o horário considerado de pico, que seria a hora de maior movimentação. Usando a funcionalidade Melhor Hora o consumidor se planejar para evitar filas e aglomeração.
Segundo Felipe Abreu, a nova função define para cada dia da
semana um gráfico específico que considera informações registradas nas últimas
quatro semanas. O gráfico trabalha os dados registrados sinalizando em vermelho
os horários de maior emissão de notas fiscais, o que sugere uma maior
movimentação de pessoas, e em verde a indicação oposta, sugerindo horários de
menor movimento. Ele deixa aos usuários o alerta para sempre confirmarem os
horários de funcionamento do estabelecimento escolhido, visto que,
eventualmente, notas fiscais são emitidas fora de horário de atendimento ao
público.
A funcionalidade Produtos Favoritos agora permite que os usuários processem pesquisas dos produtos favoritados de forma similar à Lista de Compras. Ao clicar no botão "Processar Favoritos", na parte superior da tela, o aplicativo informa os estabelecimentos que oferecem as melhores condições para os produtos escolhidos.
Já o Filtro por Faixas de Preços é similar ao que já existe
no site, agora disponibilizado na versão de aplicativo para celular. O filtro
permite que os consumidores busquem produtos com preços maiores ou menores que
determinados valores ou dentro de intervalos. “O consumidor é livre para
digitar o preço selecionado, não ficando restrito a faixas predefinidas”,
ressalta Felipe Abreu.
Evolução constante
Com mais de 430 mil downloads efetuados em smartphones e um pico 92,8 mil usuários mensais, o app Preço da Hora Bahia está disponível na Apple Store, no Google Play Store e também por meio do site www.precodahora.ba.gov.br. Além de permitir a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, o Preço da Hora Bahia traz uma série de outras funcionalidades. O aplicativo possui canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, a possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda a disponibilização do histórico de preços dos produtos.
Por meio do Preço da Hora Bahia é possível ainda criar grupos com os estabelecimentos comerciais favoritos do usuário, o que permite assim a pesquisa de preços de produtos em locais já frequentados ou próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, entre outros. Também é possível ao usuário utilizar as suas listas de compras para serem processadas sempre nos estabelecimentos favoritos.
Uma novidade implantada em 2021 foi a de compartilhamento de preços com amigos e familiares. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário