3.3.22

Artigo da Seplan representa a Bahia em congresso nacional de gestão pública

Contextualização e integração do Acompanhamento da Gestão dos Serviços Públicos e Políticas Públicas, relato de uma experiência Subnacional. Este é o título do artigo produzido por técnicos da Superintendência de Monitoramento e Avaliação da Secretaria do Planejamento (SMA/Seplan), selecionado entre 18 trabalhos enviados por secretarias, órgãos e autarquias do Governo da Bahia para o XI Congresso Consad de Gestão Pública, que ocorre no período entre 22 e 24 de março, em Brasília. Esta é a segunda oportunidade em que a Seplan apresenta o trabalho desenvolvido pela SMA no Congresso Consad. Em 2016, a Seplan exibiu no evento o artigo Sistemática de Monitoramento de Programas de Governo – Caminhos para a Construção de Novos Processos.

O trabalho, de autoria dos servidores Patrícia Borges, Fabiane Louise, Alexandre Junqueira e Maria Presídio, apresenta a experiência do acompanhamento das ações governamentais no Estado da Bahia, evidenciando aspectos do seu processo de gestão, da metodologia adotada, da ação dos diversos atores, do gerenciamento dos dados e da sistematização das informações. Sob uma perspectiva teórico-prática, o relato destaca as principais dificuldades encontradas e os resultados obtidos ao longo do percurso de implementação do processo de acompanhamento. 

A superintendente de Monitoramento e Avaliação da Seplan, Lêda Souza, fala sobre a importância do trabalho e a possibilidade de expor os resultados. “Na administração pública a gente planeja, executa e presta contas, que é onde entra a importância do nosso trabalho, garantir a transparência de todo o processo e subsidiar o governo na tomada de decisões. Ter o nosso artigo selecionado dentre os cinco desenvolvidos no estado para exibição no Congresso do Consad é gratificante, pois valoriza a nossa equipe técnica, nos possibilita mostrar a seriedade com a qual buscamos realizar o acompanhamento das políticas públicas no nosso estado e nos dá a possibilidade também de contribuir com o desenvolvimento da gestão pública no país”, avalia. 


O Congresso

Um dos mais importantes eventos de Gestão Pública do Brasil, onde são debatidas as melhores práticas em gestão pública com base na eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados ao cidadão, o Congresso Consad é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração. De acordo com a organização, este ano, além de abordar temas relevantes para a gestão pública brasileira, o evento será focado no fortalecimento de um espaço de discussão, na formação de redes e na produção e disseminação de conhecimentos entre as mais diversas frentes. 

Inovação e Modernização Administrativa para os Estados é o tema central desta que é a 11ª edição da iniciativa, que terá ainda como temas secundários: gestão de pessoas; governo digital; compras públicas; ciência de dados; gestão de ativos, concessões e PPPs; comunicação institucional; escola de governo; formação de liderança em gestão pública; transição de governo; e Responsabilidade Ambiental, Social e Governança (ESG).

Foto: Ascom Seplan.

Nenhum comentário: