4.2.22

Indústria baiana gerou 43,3 mil empregos de janeiro a novembro de 2021

De janeiro a novembro de 2021, a indústria baiana gerou 43.375 mil empregos. Somente em novembro o saldo também foi favorável com mais de 4 mil novos postos de trabalho criados, sendo puxados pelos setores de Manutenção e Instalação de Máquinas e Equipamentos,  Couro e Calçados e Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos. Os dados constam no Informe Executivo de Indústria de janeiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Só nos últimos 12 meses foram 36.767 mil empregos criados.

“Além de apresentar o saldo positivo na geração de novas vagas de trabalho, ressaltamos que as exportações dos produtos industriais baianos subiram 23,85%, de janeiro a dezembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior”, destaca o Secretário da SDE, Nelson Leal.

Os três principais setores que apresentaram saldo positivo de empregos na indústria, em novembro de 2021, são: Manutenção e Instalação de Máquinas e Equipamentos, com a criação de 321 postos de trabalhos; Couro e Calçados, com 314; Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos, com 295 novas vagas de trabalho.


Minerais Não-Metálicos

O informe de Indústria da SDE também apresenta o segmento destaque em novembro de 2021, que foi o de Minerais Não-Metálicos, com a segunda maior taxa de crescimento (7,3%) entre os setores pesquisados, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O segmento de Minerais Não-Metálicos está disperso em 15 Territórios de Identidade. A maior quantidade de empregos está concentrada nos territórios do Semiárido Nordeste II, do Metropolitano de Salvador e do Piemonte do Paraguaçu. O Estado vem incentivando o setor, atraindo e apoiando importantes empresas âncoras, como, por exemplo, Cimento Bravo, PCX Baiana Mineração, Vitro do Brasil, Knauf do Brasil, Placo do Brasil, Cerâmica Rocha, Intercement Brasil, entre outras.

Até dezembro de 2021, 81 empresas foram incentivadas pelo Governo do Estado, através da SDE: R$ 2,7 Bilhões de investimentos, que teve como resultado a criação de 7.333 mil empregos.

 Foto: Carol Garcia/GOVBA.

Nenhum comentário: