O balcão Virtual da Sefaz-Ba disponibiliza dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: Emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa, além de informações gerais sobre outros serviços prestados pela Secretaria.
Para garantir o atendimento pela modalidade, o contribuinte
precisará acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line
disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico Sefaz. Se o contribuinte
estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablet, é
necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo
Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais - App Store ou
Google Play - no seu dispositivo móvel.
Boa aceitação
A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. “Essa funcionalidade associada a uma equipe de atendimento bem treinada e à resolutividade das questões apresentadas têm gerado uma boa aceitação da ferramenta”, informa o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-Ba, Félix Mascarenhas.
Uma pesquisa de satisfação realizada após o atendimento
demonstra a aprovação do Balcão Virtual. Dentre os comentários positivos
registrados no canal pelos contribuintes estão frases de aprovação e apoio como
“Excelente Atendimento”, “ Precisei duas vezes de atendimento, nas duas fui bem
atendido, rapidamente, cordialmente e com muita eficiência. Muito bom essa
modelo de atendimento!”, ou ainda, “Muito
eficiente e rápido. A atendente foi excepcional. Parabéns à equipe”,
“Essa iniciativa é perfeita. A gente liga pelo link e eu consigo compartilhar a
tela do meu computador para receber auxílio. Eu me senti como se estivesse na
frente do funcionário”. Outro
contribuinte foi mais além e pontuou: “Atendimento de qualidade, com firmeza e
clareza, obtendo a resposta e ou indicando para onde devemos encaminhar a
dúvida” e ainda, “Funcionário muito prestativo, educado e resolveu rapidamente
meu problema. Nota 10”, disse outro, que qualificou o atendimento como Ótimo.
Salas individuais
O Balcão virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que
conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O
contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a
convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar
novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Aberta a tela de
reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as
opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao
atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere
necessário.
Sefaz 100% Digital
A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e
surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia a partir da
necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria.
Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é
oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de
deslocamento. “Nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que
não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento
presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma
fácil e ágil, utilizando o Teams”, complementa Mascarenhas.
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