160 mil alevinos são distribuídos para agricultores e agricultoras familiares de municípios do Território Metropolitano de Salvador

Agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Pojuca e Camaçari, receberam, nesta quinta-feira (03), alevinos de tambaqui e tambacu, para incentivar a piscicultura nessas propriedades rurais. Na próxima semana será realizada também a entrega no município de São Sebastião do Passé. No total, estão sendo distribuídos 160 mil alevinos para os três municípios. O objetivo é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal.

A ação foi resultado da parceria entre a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri). A iniciativa foi realizada após estudo de viabilidade e do potencial, para esse tipo de atividade, feito pela equipe da Bahiater/SDR que atua no Território de Identidade Metropolitano de Salvador, nas propriedades dos beneficiários.  

“Essa é mais uma ação para que os agricultores possam incrementar a sua renda, no Território metropolitano. Vamos continuar nesse processo de construção para o fortalecimento da economia e da renda da agricultura familiar no Metropolitano”, destacou a coordenadora da Bahiater no Território Metropolitano de Salvador, Marinês Santos.

Gildete Alves Paiva, da Associação São Roque, do município de Pojuca, que recebeu uma parte da doação de alevinos, falou da importância dessa doação, feita por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Pojuca, que vai ajudar às famílias e possibilitar, futuramente, uma renda extra, com a venda dos peixes. “A Associação São Roque agradece essa oportunidade, que vai gerar uma renda para as famílias no futuro”.

Conceição Santos, do município de Camaçari, comemorou a chegada dos alevinos, que irá beneficiar famílias de comunidades rurais do município. “A gente nunca teve essa oportunidade que, através do Governo do Estado, a gente está tendo, de um projeto para nos apoiar na renda ou como complemento do salário. Isso abriu novos horizontes para as pessoas da comunidade. Quase dez pessoas já me procuraram e irão fazer os tanques para poder ampliar a produção. Na hora que a gente começar a vender vamos ser referência. A gente tem o tambaqui, a tilápia, as galinhas. Está todo mundo empolgado!”.

Nenhum comentário: