O produto foi lançado em dezembro de 2021, durante a 12ª edição da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador. No local, foram vendidos 500 quilos de cortes de aves e realizados diversos contatos com estabelecimentos comerciais, que demonstraram interesse em aderir à comercialização do produto. Atualmente, as vendas são feitas por encomendas pelo telefone (73) 99807-8752.
O presidente da ABPAGI, Domingos Conceição, afirma que as vendas estão um sucesso. “Estamos vendendo para estabelecimentos da região, para clientes da capital e do interior e já estamos com algumas propostas pelo estado. A previsão é de fechar grandes contratos e que a gente aumente em até 18% a receita neste ano de 2022”.
Segundo Domingos, a associação tinha um projeto de galinhas caipiras e muitos associados que criavam os animais resolveram agregar valor ao produto. “O frango era vendido sem abater e não cobria os custos com ração. Reformamos o local de abate, colocamos nos padrões sanitários e conheçamos a produzir os defumados”.
O projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, já investiu mais de R$1,8 milhão na ABPAGI, para a implantação de uma unidade de Fabricação de Artesanato de Piaçava, com foco em biojoias e similares, aquisição de máquinas e equipamentos para o beneficiamento da fibra e do coco da piaçava, além da aquisição de barracas padronizadas, para a exposição dos produtos em feiras e eventos e de um veículo utilitário, para escoar a produção.
Os recursos também foram destinados para o desenvolvimento da piscicultura. Além disso, as 150 famílias beneficiadas pelas ações do projeto recebem assistência técnica e extensão rural (Ater), por meio do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), empresa contratada pelo Bahia Produtiva, e também por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR).
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de
Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria
de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Banco Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário