Apoio: Depois da sua inauguração, o período de chegada de
uma unidade policial ao local da ocorrência após o chamado diminuiu em 20%.
O Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho completa um
ano nesta terça-feira (18), comemorando vários avanços na área da Segurança
Pública da Bahia. Dentre eles, destaque para a redução, em cerca de 20% do
tempo resposta à população, que aciona as polícias através do 190. Entre a
chamada do solicitante e o atendimento policial, houve uma redução de quase
cinco minutos, após a instalação do centro.
As novas tecnologias disponíveis na unidade, que reúne num
só lugar as polícias Militar, Civil e Técnica e o Corpo de Bombeiros, e a
intensa capacitação dos servidores que atuam no atendimento ao público são os
principais responsáveis por este avanço. “Em apenas um ano, é possível observar
os resultados do trabalho integrado das polícias, que ficou muito mais
profissional com a instalação do centro”, afirmou o secretário da Segurança
Pública, Maurício Teles Barbosa.
Para ele, o grande destaque desta unidade é ter toda a
tecnologia, adquirida para atuação em grandes eventos, utilizada cotidianamente
em favor da segurança da população. “Continuamos precursores quando o assunto é
policiamento em multidão, mas também inovamos quando passamos a aproveitar todo
esse investimento tecnológico em defesa da segurança diária dos baianos”,
revelou Barbosa.
Maior da América do Sul, a unidade é referência no país e
está interligada a outros 13 Centros Integrados de Telecomunicações (Cicoms)
espalhados por todo o estado, permitindo uma rápida comunicação das ocorrências
e, por consequência, o ágil acionamento das forças policiais. Nesta sexta-feira
(21), a região Oeste ficará interligada à rede, com a inauguração do Cicom em
Barreiras. Nos próximos meses, serão entregues unidades no Sudoeste (Guanambi),
no Baixo Sul (Valença) e no Leste (Serrinha).
“Neste primeiro ano, mais de 3,6 milhões de chamados foram
direcionados ao Centro de Operações”, declarou o superintendente de
Telecomunicações da SSP, tenente-coronel PM Antônio Carlos Silva Magalhães.
Apesar deste número não representar a quantidade de atendimentos policiais –
boa parte é referente a informações e dúvidas, além de trotes – mostra a grande
capacidade de atendimento.
Já o coordenador de grandes eventos da pasta e
superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, tenente-coronel PM Marcos
Oliveira, lembrou que o espaço foi palco de grandes tomadas de decisões,
durante as operações especiais para os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Daqui,
partiram todas as orientações de cada ação de segurança planejada para as
Olimpíadas”, afirmou.
Ele lembrou ainda que o centro foi o responsável por
promover a integração das entidades envolvidas no maior evento esportivo do
mundo e que o primeiro carnaval de Salvador após a instalação da unidade foi
considerado um dos mais tranquilos dos últimos tempos, atribuindo a relação
direta entre a tecnologia e o sucesso nas operações em grandes eventos.
Também é do Centro de Operações que as imagens das câmeras,
distribuídas por Salvador e Região Metropolitana, são redirecionadas. Desta
unidade é possível ter acesso aos acontecimentos registrados no interior dos
municípios que possuem central de videomonitoramento e câmeras públicas, como
as existentes no metrô, em Salvador.
A unidade também abriu as portas para órgãos como a Polícia
Rodoviária Federal, Transalvador, a Guarda Civil, o Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência e a Secretaria Municipal de Ordem Pública, que utilizam todo
o aparato tecnológico disponibilizado pela SSP nos desenvolvimentos em suas
áreas de atuação.
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