A tentativa de confiscar o Brasil. (Por Wilmar Lacerda)



O confisco dos bens do presidente Lula - local de moradia, meios de transporte, recursos alimentares e fundos de aposentadoria - é um ato de guerra. Um novo momento de uma perseguição planejada passa-a-passo que tem por objetivo eliminar a maior liderança popular que nosso país já conheceu. Assim como outros heróis de guerras de resistência popular e nacional, com sua história, sua imagem internacional e capacidade de mobilização, Lula simboliza a força do povo.

Uma condenação injusta e sem provas. A medida não apenas expressa a covardia de um juiz parcial, mas principalmente traduz o ódio de classe da elite brasileira e o plano de interesses externos contra um projeto de soberania popular. O sequestro criminoso das condições de sobrevivência de Lula é a síntese de todas as maldades que atingem a população, impostas pelo golpe de Estado. É o desemprego, ataque às famílias, perda de salários, fim da assistência à saúde, corte de direitos trabalhistas e das aposentadorias.

O povo brasileiro, a classe trabalhadora, no entanto, assim como Lula, tem uma trajetória de luta e resistência ao longo da história do país. Desde a sua fundação, nada foi fácil para o PT e suas lideranças, todas as conquistas e avanços foram sempre com muita luta. Também, nada foi de graça para a nossa gente, desde a defesa do território, na origem da construção da nacionalidade, até a superação da ditadura, mais recentemente. Somos um povo de paz, alegre, democrático, mas isso nunca significou rendição, submissão ou conformidade com injustiças sociais ou pessoais, como agora, no caso de Lula.

A história do Brasil é repleta de heróis como Tiradentes, e também de suas contrapartidas, os Silvérios dos Reis, que se sucederam ao longo dos séculos. Vivemos hoje um desses momentos históricos que marcarão a atual geração, com o sinal da opção de cada um no campo de batalha. O sinal da vergonha para aqueles que escolherem o descaminho da covardia, da injustiça e da traição nacional, e o da honra, da coragem e da vitória para quem se perfilar ao lado dos trabalhadores, do povo e do Brasil - e de Lula!

* Wilmar Lacerda é suplente de Senador e Chefe de Gabinete da Liderança do PT no Senado Federal.

Nenhum comentário: