Sesp autua seis bancos por desrespeitarem lei dos 15 minutos em Salvador.

O secretário municipal de Serviços Públicos (Sesp), Fábio Mota, afirmou que seis agências bancárias foram autuadas na segunda-feira (01) por não respeitarem a lei que determina que o cliente não pode aguardar mais de 15 minutos nas filas de agências bancárias.
Foram autuados o Banco do Brasil (Ondina/ Ufba, Iguatemi e Shopping Barra), Caixa Econômica (Iguatemi), Unibanco (Iguatemi) e Bradesco (Edf. Capemi). Apenas o Bradesco do Iguatemi realizou o atendimento no tempo determinado. Em caso de reincidência no descumprimento da lei a agência bancária pode ser interditada.
“Instituições que ganham tanto dinheiro deveriam tratar o cliente de forma melhor. Eles (bancos) tinham uma liminar para impedir a fiscalização, mas elas caíram na última sexta-feira. A partir de ontem (01/03) começamos às fiscalizações, em sete agencias, sendo que seis estavam descumprindo à lei e foram multadas em R$ 5 mil”, afirmou Mota. O secretário ainda deu um exemplo do tratamento que recebem os clientes. “O desrespeito dos grandes bancos tem sido tão grande que a demora em uma das instituições foi de 50 minutos", relatou.
Segundo Mota a ação irá continuar até o fim do mês, com a intenção de fiscalizar todas as agências de Salvador até o dia 31 de março. “A lei foi feita para ser cumprida”, concluiu Mota.
Senhas - A sentença da 10ª Vara Justiça Federal, obrigando todos os bancos do estado a cumprirem a lei dos 15 minutos, determina também que todas as instituições bancárias implantem sistema de senhas para que os clientes saibam exatamente a hora que chegaram à fila para medir a duração da espera até o atendimento.
Denúncias - A única exceção à regra é para dias que sejam exatamente posteriores a feriados, quando a espera pode ser estendida até meia hora por cliente. Qualquer orientação ou denúncia é só ligar para os números: (71) 2203-3417 ou 156 (ligação gratuita).

Por Nicolson Chaves.

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