A PUBLICIDADE E PROPAGANDA COMO FERRAMENTA SOCIAL.

Entender a publicidade e propaganda como ferramentas sociais é aceitar sua capacidade de percepção e absorção.

A evolução da comunicação nos levou a atingir um nível de relação social elevado, e ao mesmo tempo excludente. Hoje somos instigados a viver mais tempo ligados ao computador e à internet do que com nossas relações sociais. Este padrão nos conduz a um comportamento de individualidade e excludência.

A propaganda é uma das ferramentas mais incríveis que existem dentro da comunicação pois ela agrega engenhosidade e criatividade. Em que dia de nossas vidas não somos flertados pelas mensagens midiáticas? Se pensarmos nisso veremos que estamos com a P&P em todos os lugares.

Pois, porque não usar uma ferramenta tão valiosa para conduzir as pessoas a um novo comportamento? Em tempos de sociedade que mais se vive virtual que real, a internet é o berço que pode levar estas mensagens a milhares de crianças, adolescentes e adultos que estão, pouco a pouco, sendo seduzidos pela intenção de isolamento tecnológico.

Se lançarmos o olhar de forma mais ampla, percebemos que esta nova geração, a turma “Orkut” e “MSN” não estimula o senso criativo como a turma da década de 80 e 90, que se esbaldavam nos dias de chuva com barquinho de papel, que olhavam uma mangueira ou um pé de castanhola e já começavam a imaginar que o quintal era um outro planeta, ou seja, a magia das brincadeiras de criança.

A publicidade, de forma inovadora, se introduz no mundo virtual chamando nossa atenção para o tempo que passamos diante do computador. Esta semana fui surpreendido por uma campanha da OTI deflagrada entre os participantes do MSN que atentava para este fato, muito criativa por sinal. Com frases do tipo “hey, psiu! O que você está fazendo aí neste sábado lindo.... vai passear!” a campanha era um alerta para o tempo que, se não bastasse a semana, consumimos o final de semana ligados à net.

Assim, convido todos vocês leitores a fazerem uma re-análise das mais variadas formas da publicidade ser um agente social que conduz à qualidade de vida.


Do Blog Administração e Sociedade de Jacques Fernandes.

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