ZÉ IVANDRO AMIGO, IRMÃO. COMPANHEIRO DE LUTAS ME ENVIA UMA CARTA.

Carta ao companheiro Dimas Roque,

Paulo Afonso, 08 de março de 2010.

Companheiro Dimas Roque,

Se a memória não me trai te conheci em 1979, há pouco mais de trinta anos, nessa época eu ainda estudava no Recife, estávamos preparando a FECUPA (Feira Cultural de Paulo Afonso), ali começamos uma amizade que dura até hoje.

Começávamos também, e não tínhamos noção disso, a mudar os destinos da nossa cidade, que até então vivia, como diria o saudoso chesfiano Inácio da Catingueira, debaixo do pé do Boi. Éramos pouco, no começo: você, Zé Ivaldo, Jason, Marcos Edilson, Nivaldo Lopes e eu. No processo muitos outros companheiros e companheiras se juntaram a nós, e como não me lembro de todos não vou citá-los para não cometer injustiças.

Foram muitas lutas, boas brigas, lutamos por tanta coisa, realizamos tantos eventos, fundamos várias entidades, apoiamos o nascimento de tantas outras. Enfrentamos a Chesf, Lutamos contra a Embasa, desafiamos a Prefeitura. Sacudimos a cidade social, política e culturalmente.

Fomos perseguidos, na escola, no trabalho, alguns de nós até em casa. Fomos até ameaçados. Ganhamos uma eleição, fizemos um governo que quebrou paradigmas e deixou um enorme legado para a cidade, que muita gente ainda não reconhece, alguns até fazem questão de esconder.

Mas companheiro, nesses 30 anos, a maior parte deles na oposição, enfrentamos muita gente poderosa, combatemos muitos interesses, muitos deles interesses escusos.

Interesses como o dessa gente que hoje ameaçam a tua vida. Gente que fala em democracia da boca pra fora, mas que não passa de ditador quando ocupa o poder, gente que vive de sugar o dinheiro publico, que tem tudo a esconder, que não pode ser transparente, que acusa seus adversários de corrupção para esconder as suas mazelas, gente acostumada a comprar a imprensa para silenciá-la.

Esse tipo de gente que se elege com a mais descarada compra de votos, se sente ameaçada por quem como você luta por justiça, defende a democracia e fiscaliza o uso do dinheiro público.

Companheiro a ameaça que lhe fazem é inútil. A semente da democracia plena, da imprensa livre já foi lançada e já criou raízes.

Não vão te calar! Não vão nos calar!

José Ivandro.

Nenhum comentário: