Oposição realiza sessão mesmo com plenário trancado

A sessão foi feita na ante-sala do plenário. Estavam presentes Regivaldo Coriolano, Daniel Luiz, Celso Brito, Aroldo, Ozildo e Gilson. Depois de uma reunião no gabinete de um dos vereadores eles chegaram a conclusão de que fariam a reunião, já que tinham o número suficiente.

O atual presidente da casa legislativa Antônio Alexandre enviou ontem um oficio aos edis, em uma decisão solitária, que não haveria a ordem do dia que acontece todas as terças-feiras. Como a maioria dos vereadores não concordou com o adiamento de uma sessão ordinária o presidente não poderia suspender a mesma. O que ele fez, segundo a oposição foi um ato ditatorial.

A sessão de ontem foi presidida pelo vereador Ozildo Alves e secretariada por Regivaldo Coriolano. Já no inicio o presidente em exercício fala que “o atual presidente da Câmara, usando de sua arbitrariedade, da sua prepotência e infelizmente em um comunicado aos vereadores apenas informando que havia a mudança da sessão ordinária de hoje para a próxima quinta-feira às 10h da manhã. Foi apenas um comunicado, não foi um pedido de autorização”. Isso só poderia ser possível com a concordância da maioria, como não aconteceu os que lá estavam realizaram a sessão. A da quinta-feira fica impossibilitada de acontecer a não ser que o presidente convoque uma extraordinária.

Na oportunidade o vereador Regivaldo informou que Pedro Macário teria informado que também não autorizou o cancelamento da sessão ordinária.

Durante o grande expediente o Celso brito, líder da oposição, falou das denuncias que levaram ao pedido de CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, e lembrou o quanto vem sendo conturbada a permanência do atual presidente. “Chegou a hora de corrigir senhores vereadores, chegou à hora de vereador que entrar aqui, saiba honrar e saiba viver com o seu salário não ta levando o dinheiro do povo”. Falou Celso em seu pronunciamento. Logo em seguida quem usou a palavra foi Aroldo que também estava indignado com o que vem acontecendo na casa legislativa, disse ele, “esse presidente veio para tentar desmoralizar os vereadores de oposição e isso ele não vai conseguir”. O vereador ainda pediu o apoio de todos aqueles que contribuíram com a eleição dos vereadores para estarem juntos, acompanhando esse processo que será iniciado para investigar as contas da câmara. Quando Gilson Falou ele foi taxativo em afirmar que “é triste e lamentável o que a gente ta passando hoje nessa sessão, é preciso que as pessoas entendam que a maioria define a realização e as decisões do legislativo”. O vereador com sua costumeira calma mostrava ao falar para a platéia que lotou a ante-sala do plenário mostrava seu descontentamento com a atitude autoritária e arbitraria, segundo ele mesmo, do presidente Antônio Alexandre. Regivaldo Coriolano é veterano nos embates da casa e sabedor dos problemas que terão que investigar, antevê a batalha durante o período em que a CPI estiver funcionando. Para ele, “aqui está se impondo vontade da minoria e nós não podemos aceitar”. O vereador também lembrou do “estardalhaço” que é feito pelo atual presidente que coloca convoca uma grande número de guardas municipais e contratou um empresa de segurança para constranger aqueles que vão a casa legislativa para assistir aos debates. Foi o bastante para os que estavam assistindo a sessão aplaudirem o vereador com entusiasmo. Daniel Luiz acredita “que a CPI vai ter um resultado positivo”, e em seguida disse que o atual presidente quer ser o dono da câmara de vereadores, “mas que é o dono é o povo que elegeu a todos para fiscalizar, tanto os atos do poder executivo quanto o do próprio legislativo”.

Os pronunciamentos de todos os vereadores foram marcados pela indignação pelos atos praticados pelo atual presidente da casa, Antônio Alexandre.

Nenhum comentário: