O PAC e a “estratégia do medo” contra o PT.

Fugindo da linha que procura esconder suas propostas e programa do debate político público, o PSDB tem manifestado claramente sua intenção de acabar com o PAC.

Tanto o presidente da sigla, em entrevista recente a revista VEJA, como hoje a sua vice em nota oficial, tem manifestado claramente que esta é sua intenção.

Neste assunto não tem diz que diz. O posicionamento tucano é claro e explicito. O PAC será extinto pois ele não existe.

Ponto final.

A ministra Dilma, em cerimônia de entrega de uma obra do PAC em Minas Gerais, relembro o posicionamento do PSDB sobre o PAC e afirmou que não vai deixar que isto possa acontecer.

Eis que alguns jornais, a Folha por exemplo, consideram que a resposta da Dilma é “estratégia do PT” e evoca o “medo” de Regina Duarte no comercial tucano de 2002. A Folha escreve que “os tucanos acusaram a ministra de ‘propagar mentiras’ “.

Trata-se de inibir o debate político para sustar do eleitor o entendimento claro do que está em jogo na próxima eleição e que o debate sobre o PAC ilustra pertinentemente.

O que disse o presidente do PSDB a revista VEJA?

“As estradas estão esburacadas, os aeroportos estão na iminência de outro apagão, a infraestrutura de transportes, como os portos, foi entregue a políticos e a grupos de pressão. Isso é o PAC na realidade, e nós vamos acabar com ele”.

Em nome do partido e em nota oficial a senadora Marisa Serrano reforçou a posição do presidente da sigla explicitada acima, afirmando: “Os brasileiros sabem que o PAC não é um programa de obras e sim um slogan publicitário.”

A imprensa quer proibir que esta postura do PSDB seja contestada? O PT estaria deformando alguma coisa quando diz que a intenção do PSDB é acabar com o PAC?

Este debate não teria importância?

Vejamos o tema a luz de um exemplo, no Estado de Alagoas, governado pelo próprio PSDB (o texto a seguir é do portal do governo estadual tucano):

Canal do Sertão é a obra que vai recebe investimentos do PAC.

“Os números são grandiosos, assim como os objetivos que se quer alcançar com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Alagoas, a maioria delas já em andamento. Ao todo, o PAC irá destinar ao Estado R$ 2,5 bilhões só para obras e deve gerar 3 mil empregos diretos mais 12 mil empregos indiretos, de acordo com estimativas da construção civil.

De todas as obras do PAC em Alagoas, a que vai consumir a maior quantidade de recursos e beneficiar diretamente o maior número de pessoas é o Canal do Sertão, que vai unir 33 municípios, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca, no Agreste. Até 2010 serão investidos nas obras do Canal R$ 593 milhões, o que será suficiente para a construção dos 100 quilômetros iniciais.

Hoje o Canal já tem 25 quilômetros concluídos e as obras estão no quilômetro de número 34. “Após a conclusão dos 100 quilômetros iniciais, cerca de 400 mil pessoas serão beneficiadas com abastecimento de água para consumo próprio, irrigação de lavouras, criação de peixes, entre outras atividades”, garante o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Fernando Nunes.” (… ) ver aqui.

Pode se ver que, contrariamente às afirmações do PSDB, o próprio governo do PSDB de Alagoas reconhece a importancia do PAC para a população do Estado. Será que os eleitores de Alagoas estarão dispostos a votar por um candidato que declara com todas as letras que irá acabar com o PAC? Informar os cidadãos de Alagoas da postura do PSDB contra o PAC e até contra o próprio PSDB local, seria “estratégia do medo”?

Tudo indica, na verdade, que a mídia entende utilizar esta acusação, da suposta “estratégia do medo do PT”, para coibir o debate nos assuntos que possam afetar o candidato tucano e clarificar os eleitores sobre o que esta em jogo nas eleições presidenciais.

Como o objetivo tucano é deixar fora do debate eleitoral sua oposição a Lula e até pretendem que Serra continuaria sua obra, tentam impedir desmontar o embuste tucano. LF


Do Blog do Favre.

Nenhum comentário: