Wagner visita novo laboratório da FAFEN em Camaçari.

Agora a pouco, nesta quarta-feira (20), o governador Jaques Wagner visitou o novo laboratório e o Centro Integrado de Controle (CIC) da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen-BA), em Camaçari. Na oportunidade, o governador baiano fez um relato de um episódio ocorrido no governo do então presidente Itamar Franco, em 1992, quando compôs uma comissão da Câmara Federal que evitou a privatização da antiga NitroFértil, hoje, Fafen.

Wagner sustentou o seu argumento num período que o governo Fernado Collor de Melo implantava uma ampla política de privatização, que iria deixar o país sem qualquer empresa estatal que pudesse de maneira indireta regular e garantir a manutenção da produção de fertilizantes no Brasil.

Para o governador, o crescimento da empresa é fruto do diálogo entre a organização sindical e a diretoria da FAFEN, que enriquecem o empreendimento viabilizado graças às reivindicações da própria categoria. A FAFEN é pioneira na fabricação de uréia no país, iniciou sua produção em 1971 e durante esse período elevou a Petrobras ao título de maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados. Atualmente tem capacidade para produzir 1,5 mil toneladas de amônia e uréia, 110 toneladas de ácido nítrico e 110 de hidrogênio por dia.

Nenhum comentário: