Emiliano apoia roqueiros no carnaval de Salvador.

Não há dúvidas de que o axé e o pagode são os ritmos musicais predominantes na maior festa popular de Salvador e do mundo, principalmente nos circuitos tradicionais da folia: Barra/Ondina e Avenida. Mas a resistência do movimento rock'n roll, apesar de todas as dificuldades, persiste. Todos os anos acontece, na praia de Piatã, o Palco do Rock, evento que reúne bandas dos mais diversos estilos de rock da Bahia e do Brasil.

Um dos grandes problemas enfrentados pela Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRBA), que promove o evento, é a pouca verba para a realização. As bandas receberam cachê pela primeira vez em 2009, viabilizado pela Secretaria de Cultura da Bahia com a colaboração do deputado federal Emiliano José (PT-BA), que sempre apoiou o projeto.. Foi viabilizada também verba para melhorar a infraestrutura do evento. Neste carnaval haverá a continuidade do recurso, o que deixou os músicos e produtores participantes mais empolgados para as apresentações.

No sábado, dia 16, foi realizada na Casa do Rock, no Abaeté, uma reunião com as bandas selecionadas para o Palco do Rock 2010. Na oportunidade, a presidente do Clube do Rock, Sandra de Cássia, falou para os presentes sobre as dificuldades encontradas para viabilizar o evento e agradeceu toda a força dada por Emiliano José. "Ele (Emiliano) é político, escritor, poeta e defende a cultura e a música. É o relator do Plano Nacional de Cultura. Tem muita força e disposição para nos apoiar".

Emiliano disse que na sua época o rock era Elvis Presley, e que está começando a entender o rock moderno há pouco tempo. "Quando o Beatles estourou, eu estava envolvido na luta contra a ditadura militar. Fiquei preso quatro anos. Não tive tempo de acompanhar a evolução do rock. Li recentemente uma biografia de Renato Russo, que conta não só a história do ex-Legião Urbana como também do surgimento, em Brasília, das primeiras bandas de rock do Brasil".

Na visão do deputado, o rock hoje é um segmento organizado. "É possível convivermos com as mais diversas tribos roqueiras. O Palco do Rock valoriza essas diferenças. É preciso essa união. O rock é uma forma da juventude - e não só a juventude - expressar as suas inquietações e de mostrar a sua criatividade. Estou sempre à disposição para apoiar os eventos do Clube do Rock".

Palco do Rock 2010 - O evento acontecerá entre os dias 13 e 16 de fevereiro, a partir das 17 horas, na praia de Piatã. Este ano foram 195 bandas inscritas e 36 selecionadas para as apresentações, sendo 13 de outros estados. O evento é aberto ao público. Mais informações em www.palcodorock.accrba.com.br
CONFIRA VÍDEO SOBRE O PALCO DO ROCK COM EMILIANO

Nenhum comentário: