Parceria do Governo do Estado com prefeituras do Sertão do São Francisco beneficiará mais de 500 famílias agricultoras

A parceria do Governo da Bahia com prefeituras municipais do território de identidade Sertão do São Francisco é mais uma ação inovadora para garantir que as politicas públicas cheguem a quem mais precisa. Neste sentido, a Secretaria de Desenvolvendo Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), assinou nesta quarta-feira (27), em Juazeiro, seis convênios com prefeituras e associações dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Sento Sé, Remanso e Pilão Arcado.

“Esta é uma inovação para a SDR, que aproxima as prefeituras da nossa estratégia de recurso e atendimento às comunidades rurais. Com estes convênios, as prefeituras passam a assumir a responsabilidade pela assistência técnica, pela contratação do Agente Comunitário Rural (ACR). Assim, nós inovamos na política pública e de forma paritária e participativa a prefeitura e o Estado atuam fazendo investimentos coletivos nas comunidades, para desenvolvimento de projetos que vão ajudar as associações a desenvolverem suas atividades econômicas”, salientou o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias.

O evento reuniu os representantes das associações que serão beneficiadas diretamente com os convênios, secretários municipais de agricultura e membros da equipe da CAR que atuam no projeto Pró-Semiárido. O valor investido em cada prefeitura varia entre R$ 300 e R$ 400 mil e beneficia diretamente mais de 80 famílias de quatro comunidades rurais. A ação é uma extensão das implementações e metodologias do projeto Pró-Semiárido em que a prefeitura entra como coparticipante do processo.

Para o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca de Sento Sé, Luiz Santos Jatobá, a parceria vai trazer grandes benefícios para os agricultores familiares mais carentes do município. “Tivemos a preocupação de colocar o projeto na região que mais precisava, para que a gente leve este acesso ao Pro-Semiárido para quem mais precisa. A gente só tem a agradecer ao Governo do Estado e à CAR”.

Maria José de Jesus, que é presidenta da Associação Comunitária de Jaquinicó, no município de Curaçá, falou das boas expectativas com a implementação do projeto na sua região, em vista do trabalho que já realizam com o beneficiamento do umbu. “Para nós, este convênio vai trazer muitos benefícios para as famílias. Vai trazer uma mudança enorme para a nossa comunidade”.

O Pró-Semiárido é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à SDR e conta com cofinancimento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).  

Nenhum comentário: