Seplan apresenta experiência do acompanhamento das ações governamentais no XI Consad

Fruto da experiência do acompanhamento das ações governamentais no Estado da Bahia, o artigo Contextualização e integração do Acompanhamento da Gestão dos Serviços Públicos e Políticas Públicas, produzido por técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), foi apresentado no XI Congresso Consad de Gestão Pública, realizado entre os dias 22 e 24 de março, em Brasília. Na oportunidade, as servidoras Patrícia Borges e Fabiane Louise, coautoras do trabalho ao lado dos servidores Alexandre Junqueira e Maria Presídio, representaram a Seplan no evento e puderam acompanhar as boas práticas e as inovações aplicadas na gestão pública em todo país.

“Participar do maior Congresso do país em Gestão Pública foi uma experiência enriquecedora. Nesta edição havia representantes de todos os 26 estados da federação e do Distrito Federal. Me chamou atenção três artigos sobre o uso de blockchain no serviço público, em especial nas compras públicas e a mesa que ocorreu no último dia do evento, ressaltando o papel e a importância das mulheres no serviço público”, relata Patrícia borges.

Fabiane Louise falou sobre a importância do evento. “O Congresso Consad compreende valioso espaço de socialização de experiências, intercâmbio de ideias e formação de novas redes entre pesquisadores e servidores dos mais diversos Estados e Municípios; tendo o compartilhamento de novas práticas nos variados temas organizados nesta edição, potencializado a inovação no setor público”, avalia.

Técnicas da Superintendência de Monitoramento e Avaliação, Patrícia e Fabiane ressaltaram a qualidade dos trabalhos apresentados no congresso, dentre os quais destacaram a exibição de artigos sobre o uso da tecnologia de “blockchain” no serviço público. Tecnologia subjacente da bitcoin, o Blockchain surgiu em 2008 com o propósito de permitir que os participantes da rede realizassem transações monetárias na internet sem a necessidade de confiar em uma autoridade central. São características dessa tecnologia: descentralização, desintermediação, imutabilidade, irrefutabilidade, rastreabilidade e garantia de veracidade das informações, inibindo o comportamento fraudulento. 

As servidoras destacaram ainda o lançamento do livro Escolas de governo: formação e capacitação de agentes públicos e uma mesa sobre empoderamento feminino e gestão pública como pontos fortes da programação. No trabalho produzido na Seplan foram relatados, sob uma perspectiva teórico-prática, as principais dificuldades encontradas e os resultados obtidos ao longo do percurso de implementação do processo de acompanhamento.  


O Congresso

Um dos mais importantes eventos de Gestão Pública do Brasil, onde são debatidas as melhores práticas em gestão pública com base na eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados ao cidadão, o Consad é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração. 

Inovação e Modernização Administrativa para os Estados foi o tema central da 11ª edição da iniciativa, que teve como temas secundários: gestão de pessoas; governo digital; compras públicas; ciência de dados; gestão de ativos, concessões e PPPs; comunicação institucional; escola de governo; formação de liderança em gestão pública; transição de governo; e Responsabilidade Ambiental, Social e Governança (ESG). 

 

Nenhum comentário: