Blogs registram debate com Waldir e Emiliano em Ipiaú.

A participação de amigos e admiradores de Euclides Neto foi uma constante na realização do Seminário temático realizado no Campus da Uneb de Ipiaú, organizado pelos professores Adilma Rocha, Ana Sayonara, Otávio Assis e Victor Hugo. O encerramento contou com a participação de dois dos grandes amigos de Euclides Neto, Waldir Pires e Emiliano José. Com isso, revestiu-se de maior brilhantismo o evento Grandes Autores e Obras da Literatura Luso-Afro-Brasileira, que focalizou o escritor baiano Euclides Teixeira Neto, sua vida e sua obra.

Discorrendo sobre o tema ”Euclides Neto, o político” Emiliano, que é candidato a deputado federal, referiu-se a seu texto, então publicado no jornal Tribuna da Bahia intitulado A rotina e o heroísmo “[...] Há variadas espécies de homem. Uma delas, o sábio, é para mim mais que um gênio – não dispara as luzes deste, mas derrama ensinamentos colhidos vida afora. Ao mesmo tempo, recicla seu conhecimento a cada minuto, acreditando mais na força da construção rotineira da vida do que no ato heróico em si. O sábio é uma espécie de farol. Assim é Euclides Neto…”, concluiu, com emoção.

Já Waldir Pires, lembrou que juntos, eles concluíram o curso de Direito em 1949. Ressaltou a amizade sincera com Euclides durante 50 anos, acompanhando sua trajetória desde quando advogou, por 40 anos, para os trabalhadores rurais. “Continuamos nos falando com frequência. Em 1962, Euclides foi eleito prefeito de Ipiaú e seu primeiro ato foi desapropriar uma propriedade rural, distribuir as terras e criar a “Fazenda do Povo”. Em 1986, eleito governador da Bahia, pude contar com Euclides Neto como meu Secretário da Reforma Agrária e Irrigação”, finalizou Waldir.

Euclides Neto teria gostado muito de assistir a palestra de dois dos seus mais admirados amigos e, certamente, vivo estivesse, votaria em Emiliano para deputado federal. Editado a partir de Informações do Ipiaú Notícias e Bahia de Fato

REVISTA BAHIA EM FOCO.

VEJA FOTO DO DEBATE EM IPIAÚ NOTÍCIAS.

Por Oldack Miranda do Blog Bahia de Fato.

Nenhum comentário: