Para Dilma Interiorizar o ensino superior é decisivo para desenvolver o país.

A interiorização do ensino superior é uma ação decisiva para o Brasil avançar no caminho do desenvolvimento sustentável, avaliou hoje (20) a candidata Dilma Rousseff. Em entrevista no estúdio da rádio Terra, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, a candidata disse ser esse um desafio que deve ser visto como uma solução para ampliar o acesso à educação no Brasil, um país com mais de 5,5 mil municípios.

A educação, lembrou Dilma, é um dos temas centrais de seu proposta de governo e engloba ações de fortalecimento do ensino básico às universidades, passando pela expansão do ensino técnico. Ela reafirmou o compromisso de implantar escolas técnicas em municípios acima de 40 mil habitantes, favorecendo a proximidade entre o aluno e a escola.

“Nós queremos que ele [estudante] more junto do lugar que ele estuda, na maioria dos casos. Por isso é que nós queremos interiorizar o ensino. O Brasil só vai para frente se tiver universidades abertas, se tiver escolas profissionalizantes”, afirmou.

Redução das desigualdades regionais

Dilma cumpriu hoje uma agenda mineira, que começou em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Montes Claros, com mais de 300 mil habitantes, é cidade-pólo do Norte do estado, onde está o Vale do Jequitinhonha, que sempre registrou indicadores sociais muito baixos. Dilma ressaltou que vai trabalhar, se eleita, para reduzir ainda mais as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento equilibrado das regiões do País.

Para avançar com esse projeto, Dilma ressaltou a importância de um trabalho integrado com estados e municípios. Ela destacou a importância da aliança feita com o PMDB em Minas, efetivando a chapa ao governo de Minas, encabeçada pelo ex-ministro Hélio Costa, do PMDB.

Bolsa Família

Dilma elogiou o desempenho do prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB), em relação ao programa Bolsa Família, que cobre praticamente a totalidade das famílias carentes naquela cidade. “Quanto mais eficiente o prefeito, melhor é a cobertura para a população”, observou a candidata, ao afirmar que pretende garantir que 100% das pessoas que precisam, serão beneficiadas pelo Bolsa Família.

O programa, segundo ela, irá continuar enquanto as famílias necessitadas precisarem dessa “rede de proteção social”, que garante condições básicas de vida para famílias necessitadas.

Dilma lembrou ainda que, em Minas Gerais, estado que detém a maior rede viária do Brasil, o governo federal está fazendo investimentos pesados na melhoria das estradas. Há várias obras de restauração ou de construção de pistas.

Nenhum comentário: